É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos.