O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9081 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1897 "inscrito_id" => 729 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_15_06_41_idinscrito_729_e27108b45a5313944b48fb73d69624ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA VELOZO" "autor_email" => "adriana.vel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9081 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1897 "inscrito_id" => 729 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_15_06_41_idinscrito_729_e27108b45a5313944b48fb73d69624ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA VELOZO" "autor_email" => "adriana.vel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }