Preocupados com a inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Médio, nós do curso de Licenciatura em Física procuramos elaborar uma forma de trabalhar um assunto ao qual o aluno surdo não tem um total entendimento, pois não tem experiência em seu cotidiano, qual seja o som. Esse é um dos temas/conteúdos que, geralmente, é abordado no segundo ano do ensino médio e que deve ser passado a todos sem restrição, tendo em vista a importância do mesmo para a compreensão da Física. Pensando nisso, propomos uma estratégia de como ministrar o tema som, tendo em vista a educação especial. Dessa forma, com base no trabalho de Wilton Pereira et. al, sugerimos a utilização do software chamado “Batimento” no qual reproduz em computador o comportamento de ondas sonoras. No decorrer do artigo discutiremos sobre o som e o ensino de Física em geral, e por fim, apresentaremos uma análise do software Batimento, discutindo suas potencialidades e limitações, tendo em mente, obviamente, o ensino especial para alunos surdos. Assim sendo, buscaremos primeiramente conceituar alguns termos pertencentes à Física. Para tanto, nos pautaremos em autores que se dedicam ao ensino da Física e a autores que atuam na Educação Especial, sobretudo, na temática da surdez