O presente trabalho é fruto das observações colhidas em cinco aulas de língua portuguesa em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi resultado de uma das atividades realizadas durante o componente curricular Planejamento e avaliação do curso de Letras/ UFCG. O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de leitura e de escrita do gênero trabalhado nas aulas assistidas, o causo. Além disso, objetivamos também observar se o conteúdo trabalhado em sala está coerente com o que propõe o Plano Nacional do Livro Didático . O trabalho então dividi-se em dois momentos, o de base teórica e a análise das aulas. Dos resultados colhidos pudemos constatar que é através das necessidades dos alunos que o professor molda suas aulas visando sanar as dificuldades apresentadas pela turma. No entanto, é necessário também que o docente domine as indicações propostas pelos documentos oficiais, pois eles trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa. Para fundamentarmos nossa pesquisa nos apoiamos em autores como Barbeiro e Pereira (2007), Antunes (2003), Zabala (1998), Menegola e Sant'ana (2012), dentre outros pesquisadores, que nos trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa e sobre o planejamento e a avaliação, os dois pilares fundamentais do ensino.