PRATICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DO GÊNERO CAUSO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9142 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 5207 "titulo" => "PRATICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DO GÊNERO CAUSO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho é fruto das observações colhidas em cinco aulas de língua portuguesa em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi resultado de uma das atividades realizadas durante o componente curricular Planejamento e avaliação do curso de Letras/ UFCG. O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de leitura e de escrita do gênero trabalhado nas aulas assistidas, o causo. Além disso, objetivamos também observar se o conteúdo trabalhado em sala está coerente com o que propõe o Plano Nacional do Livro Didático . O trabalho então dividi-se em dois momentos, o de base teórica e a análise das aulas. Dos resultados colhidos pudemos constatar que é através das necessidades dos alunos que o professor molda suas aulas visando sanar as dificuldades apresentadas pela turma. No entanto, é necessário também que o docente domine as indicações propostas pelos documentos oficiais, pois eles trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa. Para fundamentarmos nossa pesquisa nos apoiamos em autores como Barbeiro e Pereira (2007), Antunes (2003), Zabala (1998), Menegola e Sant'ana (2012), dentre outros pesquisadores, que nos trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa e sobre o planejamento e a avaliação, os dois pilares fundamentais do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCRITA, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_23_22_idinscrito_5207_8cd2454faf063a31f37ca20ec0042508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAINE DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JAINE" "autor_email" => "jainebarbosa_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9142 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 5207 "titulo" => "PRATICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DO GÊNERO CAUSO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho é fruto das observações colhidas em cinco aulas de língua portuguesa em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi resultado de uma das atividades realizadas durante o componente curricular Planejamento e avaliação do curso de Letras/ UFCG. O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de leitura e de escrita do gênero trabalhado nas aulas assistidas, o causo. Além disso, objetivamos também observar se o conteúdo trabalhado em sala está coerente com o que propõe o Plano Nacional do Livro Didático . O trabalho então dividi-se em dois momentos, o de base teórica e a análise das aulas. Dos resultados colhidos pudemos constatar que é através das necessidades dos alunos que o professor molda suas aulas visando sanar as dificuldades apresentadas pela turma. No entanto, é necessário também que o docente domine as indicações propostas pelos documentos oficiais, pois eles trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa. Para fundamentarmos nossa pesquisa nos apoiamos em autores como Barbeiro e Pereira (2007), Antunes (2003), Zabala (1998), Menegola e Sant'ana (2012), dentre outros pesquisadores, que nos trazem importantes considerações sobre o ensino de língua portuguesa e sobre o planejamento e a avaliação, os dois pilares fundamentais do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCRITA, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_23_22_idinscrito_5207_8cd2454faf063a31f37ca20ec0042508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAINE DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JAINE" "autor_email" => "jainebarbosa_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }