O presente trabalho tem como objeto de estudo a rede social Facebook e as novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Desenvolve-se a partir da relação entre o espaço virtual das redes sociais e sua democratização em uma prática educacional contemporânea. Apresenta como objetivo principal, analisar a importância do Facebook na construção de um pensamento crítico e reflexivo, verificando os efeitos sociointerativos produzidos pelo uso do mesmo no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se, pois, as redes sociais estão presentes no cotidiano dos alunos, contribuindo para que as relações se construam e se fortaleçam; como também pode caracterizar-se em um processo de exclusão, uma vez que nem todos os alunos têm acesso à internet. A metodologia foi definida tomando como pressupostos a problematização, os objetivos, a contextualização e o suporte teórico levantado. A pesquisa, portanto, refere-se a um estudo qualitativo do tipo estudo de caso. Sendo a escola uma instituição indispensável ao processo de formação social, torna-se fundamental pensar e agir em favor de uma aprendizagem significativa que se utilize do espaço virtual para construir novas propostas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a educação, de fato, proporciona ao indivíduo liberdade e a possibilidade de uma aprendizagem colaborativa que valorize as relações e a formação humana integral. Na contemporaneidade, muitos alunos vivem conectados com as informações. A rede, portanto, muito mais que um espaço de entretenimento, é também um espaço onde as ideias se confrontam, a liberdade de expressão se efetiva e as mais diferenciadas relações emergem.