O Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia utilizada principalmente na Educação superior, em que os alunos são divididos em grupos, recebendo orientação do professor, com a finalidade de tentar resolver problemas reais que serão enfrentados na sua futura profissão. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a frequência percentual da contribuição dessa metodologia na formação do aluno no ensino superior. O estudo foi realizado por meio de aplicação de questionários (n= 27), contendo cinco questões objetivas: Contribuição para uma maior participação discente em sala de aula? Nível que a metodologia incentiva a pesquisa e a construção do conhecimento? Nível de estimulo que o PBL estimula a necessidade de trabalho em grupo? Indique o nível de desvantagem do tempo na aplicação dessa metodologia? Com relação à metodologia de ensino-aprendizagem adotada em sala? As perguntas foram construídas no modelo da Escala de Likert. A maioria dos alunos que participaram da pesquisa, afirmaram que o uso do PBL, contribui para uma maior participação do discente em sala, como também estimula a necessidade de trabalho e construção do conhecimento.