Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, ORALIDADE, CULTURAS Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8917
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 1674
    "titulo" => "LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. Objetiva-se neste trabalho compreender a importância de trabalhar a oralidade na educação infantil, levando em consideração que envolver-se com Educação Infantil é trabalhar com seres em desenvolvimento, os quais têm capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade. Falar a elas e não com elas; permitir que se expressem ou não; valorizar o que falam ou não; são decisões pedagógicas que tem implicações sociais profundas para a infância, categoria social marginalizada historicamente. Permitir que falem de si, de seus mundos de vida, que produzam textos orais e que tenham contato permanente com textos que circulam no meio social, ou seja, inseri-las nas culturas orais  escritas constituem-se em ações pedagógicas importantes para o desenvolvimento destas linguagens. Elegemos, como interlocutores teóricos, Macêdo (2011), Melo(2009) e Angelo (2011). Os resultados evidenciam a importância de incentivar a expressão oral das crianças, inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, uma vez que proporciona um trabalho mais produtivo para o professor(a) e para crianças uma forma de aprendizagem atrativa e mais prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ORALIDADE, CULTURAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_12_27_24_idinscrito_1674_07c61f34a8440b2eb8d41c48c933f537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SIMPLICIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaek@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8917
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 1674
    "titulo" => "LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. Objetiva-se neste trabalho compreender a importância de trabalhar a oralidade na educação infantil, levando em consideração que envolver-se com Educação Infantil é trabalhar com seres em desenvolvimento, os quais têm capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade. Falar a elas e não com elas; permitir que se expressem ou não; valorizar o que falam ou não; são decisões pedagógicas que tem implicações sociais profundas para a infância, categoria social marginalizada historicamente. Permitir que falem de si, de seus mundos de vida, que produzam textos orais e que tenham contato permanente com textos que circulam no meio social, ou seja, inseri-las nas culturas orais  escritas constituem-se em ações pedagógicas importantes para o desenvolvimento destas linguagens. Elegemos, como interlocutores teóricos, Macêdo (2011), Melo(2009) e Angelo (2011). Os resultados evidenciam a importância de incentivar a expressão oral das crianças, inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, uma vez que proporciona um trabalho mais produtivo para o professor(a) e para crianças uma forma de aprendizagem atrativa e mais prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ORALIDADE, CULTURAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_12_27_24_idinscrito_1674_07c61f34a8440b2eb8d41c48c933f537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SIMPLICIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaek@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. Objetiva-se neste trabalho compreender a importância de trabalhar a oralidade na educação infantil, levando em consideração que envolver-se com Educação Infantil é trabalhar com seres em desenvolvimento, os quais têm capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade. Falar a elas e não com elas; permitir que se expressem ou não; valorizar o que falam ou não; são decisões pedagógicas que tem implicações sociais profundas para a infância, categoria social marginalizada historicamente. Permitir que falem de si, de seus mundos de vida, que produzam textos orais e que tenham contato permanente com textos que circulam no meio social, ou seja, inseri-las nas culturas orais escritas constituem-se em ações pedagógicas importantes para o desenvolvimento destas linguagens. Elegemos, como interlocutores teóricos, Macêdo (2011), Melo(2009) e Angelo (2011). Os resultados evidenciam a importância de incentivar a expressão oral das crianças, inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, uma vez que proporciona um trabalho mais produtivo para o professor(a) e para crianças uma forma de aprendizagem atrativa e mais prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.