Este trabalho consiste em uma investigação sobre o Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa – (PNAIC), dentro da política de formação continuada da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, em decorrência da reforma do ensino implantada no Governo Dilma Russerf. O Programa consta de um curso voltado para o desenvolvimento de competências dos professores alfabetizadores na formulação de objetivos, conteúdos e metodologias de alfabetização, Visa, particularmente, ao aprimoramento dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa é o de captar os efeitos nas práticas de alfabetização e, por conseqüência, nas aprendizagens dos alunos por meio do cotejamento de dados entre as indicações teóricas e metodológicas do PNAIC e o trabalho desenvolvido pelos professores alfabetizadores na sala de aula, com o intuito de investigar se o Programa conseguiu os efeitos esperados. Como procedimento é usada a pesquisa qualitativa que se dá na investigação das práticas pedagógicas de três professoras, partícipes do PNAIC, também pela observação de três turmas das respectivas educadoras, além de entrevistas com os professores e coordenadores envolvidos no processo e da análise documental dos diferentes registros que qualificam o estudo de caso. Pretende-se captar elementos contextuais e socioculturais que influenciam, ou não, as práticas dos professores e as aprendizagens dos alunos.