O artigo apresenta os resultados de ações pedagógicas referentes ao ensino da história e cultura afro-brasileira desenvolvidas no ano de 2013 na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro (PREMEN), situada em Campina Grande-PB, vinculada desde 2012 ao Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). As ações foram realizadas junto às turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, através de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas História, Geografia, e o macrocampo de Iniciação Científica. Foram realizadas atividades em sala de aula, envolvendo pesquisas sobre as temáticas da História da África; escravidão negra nos períodos colonial e imperial; situação dos afro-descendentes no contexto pós-abolição; discussões sobre os conceitos de identidade, etnia, preconceito, racismo, entre outros; e realizadas atividades como a visita a uma comunidade remanescente de quilombos; e apresentação, por parte dos alunos, de uma oficina sobre história e cultura afro-brasileira e de trabalhos de iniciação científica durante a I Semana Científica da escola. As ações realizadas auxiliaram no trabalho, contínuo, de desconstrução de estereótipos sobre as populações negras e incentivaram os alunos a investigarem e a elaborarem suas próprias visões sobre a importância dos afro-brasileiros para a construção da sociedade brasileira.