ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8471 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR" "resumo" => "O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_40_54_idinscrito_2247_d6c757af6b86b57d9184f68c2fd2b2ac.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO CESAR PEREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PEDRO CÉSAR" "autor_email" => "pedrocesar89@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8471 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR" "resumo" => "O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_40_54_idinscrito_2247_d6c757af6b86b57d9184f68c2fd2b2ac.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO CESAR PEREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PEDRO CÉSAR" "autor_email" => "pedrocesar89@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }