A inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento no contexto das escolas públicas, tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores, pois traz consigo uma série de desafios para o professor. Desse modo, surge a necessidade de construir saberes teóricos e práticos que deem as condições para que o futuro professor saiba lidar com esses alunos e possa assim, promover um ambiente inclusivo. Este trabalho é um projeto de pesquisa em andamento, que apresenta a seguinte problemática: Quais as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de escolas públicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento? Com essa problemática, temos como objetivos: Investigar os desafios que os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento enfrentam para serem incluídos no contexto das escolas públicas do município de Arapiraca – AL e analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores que fundamentam o processo de inclusão educacional. No referencial teórico utilizamos Freire (2008), Pletsch (2009), Freitas (2006), Gil (1999) e Vieira (2009), dentre outros. A metodologia utilizada será a pesquisa quati-qualitativa e os dados serão coletados através de questionários e entrevistas. Participarão dessa pesquisa dezoito professoras de escolas da rede pública municipal da cidade de Arapiraca – AL, que atuam com crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Com os resultados, esperamos contribuir de forma significativa para a reflexão de como o professor, com o apoio de todos que fazem parte do contexto escolar, pode transformar as práticas e a própria escola.The inclusion of people with disabilities and pervasive developmental disorders in the context of public schools, has been studied by several researchers,it brings with it a host of challenges for the teacher. Thus, it appears the necessity to build theoretical and practical knowledge that give the conditions for the future teacher to know how to handle these studentsand thus promote an inclusive environment.This work is a research project in progressthat presents the following problematic: What are the conceptions and pedagogical practices developed by teachers in public schools to promote the inclusion of people with disabilities and pervasive developmental disorders? With this problematic, we aim: Investigate the challenges that students with disabilities and pervasive developmental disorders face to be included in the context of public schools from Arapiraca - ALand analyze the concepts and teachers' pedagogic practices that underlie the process of educational inclusion. The theoretical framework used was Freire (2008), Pletsch (2009), Freitas (2006), Gil (1999) e Vieira (2009), among others.The methodology used is a coati-qualitative research and the data will be collected through questionnaires and interviews. Eighteen teachers of municipal public schools of the city of Arapiraca - AL who work with children with disabilities and pervasive developmental disorders will participate in this survey. With the results, we hope to contribute significantly to the reflection as the teacher, with the support of all who are part of the school context, can transform the practices and the school itself.