EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8787 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB" "resumo" => "RESUMOO presente artigo analisa o desenvolvimento das atividades de um projeto de trabalho com aplicação de metodologias cooperativas e TDICS denominado: Temas transversais: debates e tecnologias por uma geografia do cotidiano, realizado nas três séries do ensino médio regular noturno da EEEFM Assis Chateaubriand em Campina Grande – PB. A partir da proposta dos Temas Transversais (PCN, 1997) foram delimitados e trabalhados cinco eixos norteadores das atividades, com o objetivo geral de promover a inclusão das transversalidades e de recursos tecnológicos na formação escolar. A metodologia de execução seguiu basicamente quatro etapas: 1. Apresentação e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos; 2. Debates presenciais com auxilio de mídias; 3. Interações e publicações virtuais; 4. Avaliação e produção de relatórios. De forma geral, observaram-se melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois os recursos e conteúdos utilizados deram maior dinamicidade teórica e metodológica, o que estimulou a participação ativa dos educandos no processo pedagógico. Evidenciou-se que a contextualização dos temas a partir de vivências próximas da realidade dos participantes atribuiu significados aos conteúdos tratados, o que possibilitou maior interação e novas discussões acerca de importantes questões sociais da atualidade, bem como o aumento da frequência e a melhoria de rendimento de alguns participantes. A utilização das TDCIS flexibilizou o tempo e o espaço no desenvolvimento das atividades virtuais, e foi um importante meio de divulgar e valorizar a produção do conhecimento na Escola. PALAVRAS – CHAVE: Temas Transversais; Ensino de Geografia; TDICS; Pedagogia de Projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, TDICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_17_46_idinscrito_105_df3049721c821c96ee36a5c88828b6b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE" "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8787 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB" "resumo" => "RESUMOO presente artigo analisa o desenvolvimento das atividades de um projeto de trabalho com aplicação de metodologias cooperativas e TDICS denominado: Temas transversais: debates e tecnologias por uma geografia do cotidiano, realizado nas três séries do ensino médio regular noturno da EEEFM Assis Chateaubriand em Campina Grande – PB. A partir da proposta dos Temas Transversais (PCN, 1997) foram delimitados e trabalhados cinco eixos norteadores das atividades, com o objetivo geral de promover a inclusão das transversalidades e de recursos tecnológicos na formação escolar. A metodologia de execução seguiu basicamente quatro etapas: 1. Apresentação e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos; 2. Debates presenciais com auxilio de mídias; 3. Interações e publicações virtuais; 4. Avaliação e produção de relatórios. De forma geral, observaram-se melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois os recursos e conteúdos utilizados deram maior dinamicidade teórica e metodológica, o que estimulou a participação ativa dos educandos no processo pedagógico. Evidenciou-se que a contextualização dos temas a partir de vivências próximas da realidade dos participantes atribuiu significados aos conteúdos tratados, o que possibilitou maior interação e novas discussões acerca de importantes questões sociais da atualidade, bem como o aumento da frequência e a melhoria de rendimento de alguns participantes. A utilização das TDCIS flexibilizou o tempo e o espaço no desenvolvimento das atividades virtuais, e foi um importante meio de divulgar e valorizar a produção do conhecimento na Escola. PALAVRAS – CHAVE: Temas Transversais; Ensino de Geografia; TDICS; Pedagogia de Projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, TDICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_17_46_idinscrito_105_df3049721c821c96ee36a5c88828b6b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE" "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }