Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB

Palavra-chaves: TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, TDICS Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8787
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB"
    "resumo" => "RESUMOO presente artigo analisa o desenvolvimento das atividades de um projeto de trabalho com aplicação de metodologias cooperativas e TDICS denominado: Temas transversais: debates e tecnologias por uma geografia do cotidiano, realizado nas três séries do ensino médio regular noturno da EEEFM Assis Chateaubriand em Campina Grande – PB. A partir da proposta dos Temas Transversais (PCN, 1997) foram delimitados e trabalhados cinco eixos norteadores das atividades, com o objetivo geral de promover a inclusão das transversalidades e de recursos tecnológicos na formação escolar. A metodologia de execução seguiu basicamente quatro etapas: 1. Apresentação e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos; 2. Debates presenciais com auxilio de mídias; 3. Interações e publicações virtuais; 4. Avaliação e produção de relatórios. De forma geral, observaram-se melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois os recursos e conteúdos utilizados deram maior dinamicidade teórica e metodológica, o que estimulou a participação ativa dos educandos no processo pedagógico. Evidenciou-se que a contextualização dos temas a partir de vivências próximas da realidade dos participantes atribuiu significados aos conteúdos tratados, o que possibilitou maior interação e novas discussões acerca de importantes questões sociais da atualidade, bem como o aumento da frequência e a melhoria de rendimento de alguns participantes. A utilização das TDCIS flexibilizou o tempo e o espaço no desenvolvimento das atividades virtuais, e foi um importante meio de divulgar e valorizar a produção do conhecimento na Escola.    PALAVRAS – CHAVE: Temas Transversais; Ensino de Geografia; TDICS; Pedagogia de Projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, TDICS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_17_46_idinscrito_105_df3049721c821c96ee36a5c88828b6b5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE"
    "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8787
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM TEMAS TRANSVERSAIS E TDICS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND – CAMPINA GRANDE- PB"
    "resumo" => "RESUMOO presente artigo analisa o desenvolvimento das atividades de um projeto de trabalho com aplicação de metodologias cooperativas e TDICS denominado: Temas transversais: debates e tecnologias por uma geografia do cotidiano, realizado nas três séries do ensino médio regular noturno da EEEFM Assis Chateaubriand em Campina Grande – PB. A partir da proposta dos Temas Transversais (PCN, 1997) foram delimitados e trabalhados cinco eixos norteadores das atividades, com o objetivo geral de promover a inclusão das transversalidades e de recursos tecnológicos na formação escolar. A metodologia de execução seguiu basicamente quatro etapas: 1. Apresentação e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos; 2. Debates presenciais com auxilio de mídias; 3. Interações e publicações virtuais; 4. Avaliação e produção de relatórios. De forma geral, observaram-se melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois os recursos e conteúdos utilizados deram maior dinamicidade teórica e metodológica, o que estimulou a participação ativa dos educandos no processo pedagógico. Evidenciou-se que a contextualização dos temas a partir de vivências próximas da realidade dos participantes atribuiu significados aos conteúdos tratados, o que possibilitou maior interação e novas discussões acerca de importantes questões sociais da atualidade, bem como o aumento da frequência e a melhoria de rendimento de alguns participantes. A utilização das TDCIS flexibilizou o tempo e o espaço no desenvolvimento das atividades virtuais, e foi um importante meio de divulgar e valorizar a produção do conhecimento na Escola.    PALAVRAS – CHAVE: Temas Transversais; Ensino de Geografia; TDICS; Pedagogia de Projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, TDICS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_17_46_idinscrito_105_df3049721c821c96ee36a5c88828b6b5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE"
    "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente artigo analisa o desenvolvimento das atividades de um projeto de trabalho com aplicação de metodologias cooperativas e TDICS denominado: Temas transversais: debates e tecnologias por uma geografia do cotidiano, realizado nas três séries do ensino médio regular noturno da EEEFM Assis Chateaubriand em Campina Grande – PB. A partir da proposta dos Temas Transversais (PCN, 1997) foram delimitados e trabalhados cinco eixos norteadores das atividades, com o objetivo geral de promover a inclusão das transversalidades e de recursos tecnológicos na formação escolar. A metodologia de execução seguiu basicamente quatro etapas: 1. Apresentação e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos; 2. Debates presenciais com auxilio de mídias; 3. Interações e publicações virtuais; 4. Avaliação e produção de relatórios. De forma geral, observaram-se melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois os recursos e conteúdos utilizados deram maior dinamicidade teórica e metodológica, o que estimulou a participação ativa dos educandos no processo pedagógico. Evidenciou-se que a contextualização dos temas a partir de vivências próximas da realidade dos participantes atribuiu significados aos conteúdos tratados, o que possibilitou maior interação e novas discussões acerca de importantes questões sociais da atualidade, bem como o aumento da frequência e a melhoria de rendimento de alguns participantes. A utilização das TDCIS flexibilizou o tempo e o espaço no desenvolvimento das atividades virtuais, e foi um importante meio de divulgar e valorizar a produção do conhecimento na Escola. PALAVRAS – CHAVE: Temas Transversais; Ensino de Geografia; TDICS; Pedagogia de Projetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.