O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO NA EMEF FENELON CÂMARA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9048 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO NA EMEF FENELON CÂMARA" "resumo" => "A escola na atualidade é desafiada a repensar seu papel para poder garantir o direito à diferença de cada aluno no processo educacional, assim, o presente projeto surgiu da necessidade de se repensar o processo de inclusão e também de ensino e aprendizagem de educandos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) na escola regular garantindo seu acesso e permanência nesse espaço.Estabelecemos como objetivo geral : favorecer o processo de inclusão na escola regular e o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com NEE de forma multidisciplinar, oportunizando a convivência e o aprendizado com as diferenças através da participação de toda a comunidade escolar. A metodologia utilizada conta com intervenções na comunidade escolar (nosso público alvo), através da realização de projetos, reuniões, oficinas, formação, dinâmicas de grupo, rodas de diálogos e orientação individual com pais, educandos e docentes. A avaliação do projeto é realizada pela equipe técnica durante toda a execução do projeto, através dos relatos da comunidade escolar sobre o desempenho social, cognitivo, afetivo dos alunos com NEE, das relações de aprendizagem, social e afetiva dos alunos no geral comestes alunos, do trabalho pedagógico dos docentes e das intervenções realizadas pelos demais funcionários, da relação família-escola. Concluímos que temos uma grande trajetória, seja na compreensão pautada na legislação, ou ainda, na formação docente, mas boas razões para saber que é possível com a união de todos os segmentos da escola enfrentar os obstáculos e derrubar as barreiras para que a inclusão saia do papel e se concretize." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_27_29_idinscrito_5029_5eee003b5537520165054b5327c903f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA PAIVA DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA PAIVA" "autor_email" => "fatimapaivajp@hotmail.com" "autor_ies" => "FAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9048 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO NA EMEF FENELON CÂMARA" "resumo" => "A escola na atualidade é desafiada a repensar seu papel para poder garantir o direito à diferença de cada aluno no processo educacional, assim, o presente projeto surgiu da necessidade de se repensar o processo de inclusão e também de ensino e aprendizagem de educandos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) na escola regular garantindo seu acesso e permanência nesse espaço.Estabelecemos como objetivo geral : favorecer o processo de inclusão na escola regular e o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com NEE de forma multidisciplinar, oportunizando a convivência e o aprendizado com as diferenças através da participação de toda a comunidade escolar. A metodologia utilizada conta com intervenções na comunidade escolar (nosso público alvo), através da realização de projetos, reuniões, oficinas, formação, dinâmicas de grupo, rodas de diálogos e orientação individual com pais, educandos e docentes. A avaliação do projeto é realizada pela equipe técnica durante toda a execução do projeto, através dos relatos da comunidade escolar sobre o desempenho social, cognitivo, afetivo dos alunos com NEE, das relações de aprendizagem, social e afetiva dos alunos no geral comestes alunos, do trabalho pedagógico dos docentes e das intervenções realizadas pelos demais funcionários, da relação família-escola. Concluímos que temos uma grande trajetória, seja na compreensão pautada na legislação, ou ainda, na formação docente, mas boas razões para saber que é possível com a união de todos os segmentos da escola enfrentar os obstáculos e derrubar as barreiras para que a inclusão saia do papel e se concretize." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_27_29_idinscrito_5029_5eee003b5537520165054b5327c903f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA PAIVA DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA PAIVA" "autor_email" => "fatimapaivajp@hotmail.com" "autor_ies" => "FAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }