Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO NA EMEF FENELON CÂMARA

Palavra-chaves: NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A escola na atualidade é desafiada a repensar seu papel para poder garantir o direito à diferença de cada aluno no processo educacional, assim, o presente projeto surgiu da necessidade de se repensar o processo de inclusão e também de ensino e aprendizagem de educandos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) na escola regular garantindo seu acesso e permanência nesse espaço.Estabelecemos como objetivo geral : favorecer o processo de inclusão na escola regular e o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com NEE de forma multidisciplinar, oportunizando a convivência e o aprendizado com as diferenças através da participação de toda a comunidade escolar. A metodologia utilizada conta com intervenções na comunidade escolar (nosso público alvo), através da realização de projetos, reuniões, oficinas, formação, dinâmicas de grupo, rodas de diálogos e orientação individual com pais, educandos e docentes. A avaliação do projeto é realizada pela equipe técnica durante toda a execução do projeto, através dos relatos da comunidade escolar sobre o desempenho social, cognitivo, afetivo dos alunos com NEE, das relações de aprendizagem, social e afetiva dos alunos no geral comestes alunos, do trabalho pedagógico dos docentes e das intervenções realizadas pelos demais funcionários, da relação família-escola. Concluímos que temos uma grande trajetória, seja na compreensão pautada na legislação, ou ainda, na formação docente, mas boas razões para saber que é possível com a união de todos os segmentos da escola enfrentar os obstáculos e derrubar as barreiras para que a inclusão saia do papel e se concretize.

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