Nós brasileiros vivemos em um país diverso e miscigenado. Fazem parte do nosso povo diversas formas de ser, fazer, pensar, sentir e agir. A heterogeneidade é algo que faz parte de nós; somos brancos, negros, mulatos, caboclos... Temos várias crenças, pensamos e agimos de diversas formas, o multiculturalismo é algo arraigado em nós. Sendo assim, não podemos negar a presença desta diversidade no ambiente escolar e ocultar a diferença presente em nós. Devemos agir diante de nossa realidade reconhecendo a cultura e o pertencimento de nossos alunos e contribuindo com práticas favoráveis a este reconhecimento. É neste sentido que este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de Maternal I de uma Creche Municipal de Campina Grande – PB, onde utilizamos a literatura infantil para trabalhar a questão da identidade, por acreditar que através da literatura as crianças se colocam no lugar dos personagens e vivenciam cada situação trabalhada, facilitando assim a compreensão das mesmas e a construção de um aprendizado satisfatório. Cremos que a realização de um trabalho de conscientização, reconhecimento e respeito desde a infância em muito contribuirá para a formação identitária do aluno e a sua consciência cidadã. Colaborando para a formação de sujeitos mais críticos, participativos e orgulhosos de seu pertencimento cultural e racial.