O processo de inclusão escolar refere-se à prerrogativa de oferecer aos alunos as condições necessárias para o seu desenvolvimento, inclusive aos que apresentam um comprometimento total da audição, os surdos. Diante disso, ao serem incluídos no contexto escolar, se faz necessário o uso de uma intérprete que se comunique a partir do bilinguismo. No entanto, percebemos que no Brasil, esse processo de inclusão do surdo ainda encontra-se em um processo de aplicabilidade apresentando muitas falhas, uma vez que não asseguram efetivamente o aprendizado dos alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de um aluno surdo em uma escola regular pública de ensino, localizada em Macau/RN. Para isso, utilizamos a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos para obter os dados, consequentemente, essa pesquisa configura-se como qualitativa. Os resultados mostram um aluno diagnosticado como surdo congênito inserido no contexto escolar acompanhado por uma intérprete que se comunica através do bilinguismo. Apesar disso, notamos um despreparo do professor no que se refere às adaptações pedagógicas para atender as necessidades educacionais desse aluno.