O estudo e problematização das relações étnico-raciais e acerca da diversidade sexual e de gênero são de fundamental importância no âmbito educacional, tendo em vista que diversas possibilidades de expressões subjetivas e dificuldades de enfrentamento da diferença se fazem presentes nesse contexto. Assim, os educadores possuem uma contribuição social significativa ao trabalhar essas temáticas transversais de forma a desmistificar estereótipos e preconceitos que perpassam as relações de modo danoso à determinados grupos no contexto sócio-cultural e histórico brasileiro, mas que não se restringem a este. Destarte, inicialmente é proposto o entendimento das particularidades de grupos étnico-raciais e/ou estigmatizados devido às caracteristicas que lhes dizem respeito e compõem assim, povos e culturas que devem ter seu espaço e expressão étnico-racial, bem como de gênero, valorizados. Desta forma a partir da possibilidade de trabalho com minorias e estigmatizações sociais, foi possível a elaboração de uma proposta de trabalho relacionando-se ambas questões, sejam estas: gênero e orientação sexual somadas às problemáticas étnico-raciais. Pois conforme Carvalho (2010) a construção cultural, social e educacional perpassam por uma estrutura de dominação simbólica, que incluem assim aspectos de gênero, classe e raça.