Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Palavra-chaves: PROCESSO, ESCOLARIZAÇÃO, SURDOS Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8337
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1608
    "inscrito_id" => 4191
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA"
    "resumo" => "O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "PROCESSO, ESCOLARIZAÇÃO, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_24_01_idinscrito_4191_13ea31b691d3b5840348028be5fdc71f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINEIA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DINÉIA DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "neiaduduever@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8337
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1608
    "inscrito_id" => 4191
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA"
    "resumo" => "O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "PROCESSO, ESCOLARIZAÇÃO, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_24_01_idinscrito_4191_13ea31b691d3b5840348028be5fdc71f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINEIA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DINÉIA DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "neiaduduever@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.