Este artigo sob o título Mídias na escola: um desafio a ser superado nas diferenças entre as gerações X, Y e Z, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos.