A inclusão da criança com autismo nos ambientes educacionais tem percorrido um caminho demarcado por desafios que afetam professor e criança. Buscando amenizar essas dificuldades e oferecer um ambiente propicio para o desenvolvimento e aprendizagem, algumas políticas públicas têm sido aos poucos implementadas, dentre elas, o direito da presença de um cuidador, quando necessário. Este trabalho apresenta como problemática: Qual o papel do cuidador na inclusão da criança com autismo? Desse modo, temos como objetivos: analisar o papel do cuidador na inclusão da criança com autismo e investigar a sua concepção acerca da inclusão e do autismo. Para o referencial teórico, contamos com a contribuição de autores, como: Figueira (2011), Biaggio (2007), Mantoan (2006), Silva (2008) e Freire (2008). A metodologia utilizada, foi um estudo de caso com enfoque qualitativo. A coleta dos dados se deu através de uma entrevista semiestruturada realizada com a cuidadora de uma criança com autismo em um Centro de Educação Infantil do Município de Arapiraca -AL. Os resultaram mostraram que a cuidadora exerce o papel de ajudar a criança com autismo na sua alimentação, higiene e no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Foi possível perceber, no entanto, a necessidade de maior informação e formação sobre aspectos referentes à inclusão e autismo, para que a cuidadora exerça uma prática mais consciente. Por fim, nós concluímos, ressaltando a necessidade desse profissional para que a inclusão da criança com autismo seja efetivada, mas destacando que é preciso maior reflexão acerca da necessidade da teoria aliada a prática do cuidador.