Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONEXÃO TEORIA-PRÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

As Conferências sobre Meio-ambiente e Desenvolvimento realizadas em vários países do mundo discutem a necessidade das instituições governamentais e não-governamentais se dirigirem as necessidades das populações em situações de riscos socioambientais. Os documentos elaborados nessas conferências recomendaram a viabilização de práticas educativas voltadas à sensibilização e a circulação de saberes interdisciplinares, possibilitando compreender a concepção de meio ambiente vinculada as dimensões sociais, éticas, políticas e culturais, uma vez que um problema ambiental somente é visto quando tal quando afeta uma significativa parte da população residente numa comunidade. Esta conexão das dimensões da realidade humana requer um processo de mobilização nos vários setores da sociedade, principalmente nos espaços educativos, a exemplo das escolas de ensino fundamental, no sentido de favorecer a producao de conhecimentos que expressem a realidade dos educandos. Neste sentido, o trabalho objetiva apresentar as atividades didático pedagógicas desenvolvidas no projeto “Educação socioambiental, conscientização e sustentabilidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reitor Edvaldo do Ó”, em que enfocamos as concepções de meio ambiente interligando natureza e cultura; à conservação da fauna e da flora local, à reciclagem e reutilização do lixo (resíduos sólidos) e coleta seletiva, à economia de água e energia, o respeito aos animais, capacitando os educandos para criar estratégias de sustentabilidade promovedoras de mudanças de valores e atitudes em relação ao meio ambiente. Para atingir o objetivo proposto, as atividades educativas fundamentaram-se nos pensamentos de Freire (2011); de Gadotti (2000); de Fazenda (2006) e de Boff (2013), que permitiram relacionar educação, interdisciplinaridade e sustentabilidade em termos teóricos e práticos, bem como interligar áreas do conhecimento diferenciadas. A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades fundamentou-se nas etapas do método de Paulo Freire (investigação, tematização e problematização), priorizando o diálogo permanente com os membros da escola e comunidade (FREIRE, 2011). Neste sentido, investigamos as necessidades e expectativas dos educandos, possibilitando o processo de interação entre educadores-educandos, educandos-educandos e demais membros da comunidade escolar. Os resultados das ações educativas indicam que as orientações presentes nos documentos elaborados na ECO 92 são relevantes no processo de sensibilização sobre o meio ambiente, pelo fato de ter contribuído no processo de interligação entre teoria e pratica no contexto do ensino fundamental, uma vez que as atividades do projeto mencionado possibilitaram que os alunos discutissem os problemas socioambientais da comunidade onde residem, bem como valorizassem o patrimônio natural-cultural da região nordeste.

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