O objetivo estudo foi refletir sobre a informática na educação e sobre o uso dos objetos de aprendizagem (OAs) e material impresso numa intervenção psicopedagógica com os estudantes público alvo da educação especial. Procurou-se mostrar como essas ferramentas podem contribuir com a mudança das formas de ensinar e aprender, rompendo com o paradigma tradicional que, muitas vezes, não reconhece as potencialidades desses indivíduos com deficiências, impossibilitando que se desenvolvam nos aspectos cognitivo, afetivo e social. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica através dos autores Barbosa (2001), Campos (1987), Fernàndez (1991) Papert (1994), Weiss (1998), entre outros. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado um estudo de caso com uma aprendente surda. Os aprendentes com necessidades educacionais especiais necessitam de recursos específicos adequados à sua dificuldade, por isso a abordagem a ser utilizada nas intervenções deve ter por base o lúdico. Concluiu-se que a implementação dos recursos de informática através dos OAs associados ao uso do material impresso, requer, principalmente, uma reinvenção da escola e simultaneamente uma mudança na postura dos educadores devendo adotar novas práticas de ensinar e de aprender para esta nova realidade.