O presente estudo está se materializando a partir de um projeto de mestrado em andamento pelo Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e tem como um dos objetivos analisarmos a aprendizagem móvel no contexto escolar, tendo como base o uso do smartphone numa webgincana. As discussões e preocupações acerca dos dispositivos móveis são possíveis a partir das transformações ocorridas na sociedade e mais especificamente em nossa cultura. Uma cultura mediada por meios digitais, por cidades que se reestruturam em redes e interfaces interligando conexões. A sociedade que muda também permite novos laços e meios de comunicação por intermédio da interatividade, conectividade e reestruturação. Assim como vem acontecendo a partir do uso de dispositivos móveis por grande parte da população. Usos que permitem novas configurações e novos laços. Se trata de uma pesquisa participante, tendo questionários, entrevistas e montagem de um aplicativo para trabalharmos numa webgincana. Esta modalidade de gincana originou-se do Scavenger Hunt ou caça ao tesouro que no Brasil ganha o termo webgincana, onde o professor escolhe o conteúdo a ser trabalhado e seleciona os endereços na web para serem fontes de pesquisa e de informação dos alunos em seus desafios. O desenvolvimento das inovações tecnológicas vem acontecendo em meio a disseminação das informações que emergem, causando mudanças. Sendo assim, as ferramentas criadas na e para a sociedade informacional povoam diversos ambientes e instituições da sociedade, dentre elas, a escola. Os modos e as ferramentas utilizadas vão se adaptando e mudando conforme as necessidades dentro do processo evolutivo, fazendo surgir novos recursos para dar conta de novas necessidades. A questão da aprendizagem móvel vem se materializando na educação do Brasil, nas diversas modalidades de ensino como mais um recurso para o processo de aprendizagem fora dos muros da escola. Realizaremos a reflexão sobre um ensino, integrando saberes necessários que possam atingir o ser humano como um ser único, completo e complexo. Utilizaremos a tecnologia e a inovação para aplicarmos na escola uma webgincana, montada a partir do uso de um aplicativo construído para o nosso experimento e para ser utilizado única e exclusivamente a partir do smartphone. Nossa pesquisa acontece numa escola pública de ensino médio da cidade de Recife - PE, tendo como sujeitos alunos do primeiro ano do ensino médio. Realizaremos nosso experimento no período de um semana e partiremos para as analises, para assim confirmar ou não a nossa hipótese acerca do uso do smartphone na escola. Também realizamos entrevistas e questionários com alunos, além da aplicação de um piloto por meio da webgincana construída exclusivamente para a pesquisa com ajuda das professoras da escola pesquisada que chamaremos de professoras “aliadas” e que participaram do processo de construção da webgincana. Daremos continuidade a nossa pesquisa por meio de análises dos questionários, entrevistas e aplicação da webgincana.