APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DO SMARTPHONE PROMOVENDO PESQUISA, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO NA ESCOLA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8517 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1309 "inscrito_id" => 4292 "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DO SMARTPHONE PROMOVENDO PESQUISA, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente estudo está se materializando a partir de um projeto de mestrado em andamento pelo Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e tem como um dos objetivos analisarmos a aprendizagem móvel no contexto escolar, tendo como base o uso do smartphone numa webgincana. As discussões e preocupações acerca dos dispositivos móveis são possíveis a partir das transformações ocorridas na sociedade e mais especificamente em nossa cultura. Uma cultura mediada por meios digitais, por cidades que se reestruturam em redes e interfaces interligando conexões. A sociedade que muda também permite novos laços e meios de comunicação por intermédio da interatividade, conectividade e reestruturação. Assim como vem acontecendo a partir do uso de dispositivos móveis por grande parte da população. Usos que permitem novas configurações e novos laços. Se trata de uma pesquisa participante, tendo questionários, entrevistas e montagem de um aplicativo para trabalharmos numa webgincana. Esta modalidade de gincana originou-se do Scavenger Hunt ou caça ao tesouro que no Brasil ganha o termo webgincana, onde o professor escolhe o conteúdo a ser trabalhado e seleciona os endereços na web para serem fontes de pesquisa e de informação dos alunos em seus desafios. O desenvolvimento das inovações tecnológicas vem acontecendo em meio a disseminação das informações que emergem, causando mudanças. Sendo assim, as ferramentas criadas na e para a sociedade informacional povoam diversos ambientes e instituições da sociedade, dentre elas, a escola. Os modos e as ferramentas utilizadas vão se adaptando e mudando conforme as necessidades dentro do processo evolutivo, fazendo surgir novos recursos para dar conta de novas necessidades. A questão da aprendizagem móvel vem se materializando na educação do Brasil, nas diversas modalidades de ensino como mais um recurso para o processo de aprendizagem fora dos muros da escola. Realizaremos a reflexão sobre um ensino, integrando saberes necessários que possam atingir o ser humano como um ser único, completo e complexo. Utilizaremos a tecnologia e a inovação para aplicarmos na escola uma webgincana, montada a partir do uso de um aplicativo construído para o nosso experimento e para ser utilizado única e exclusivamente a partir do smartphone. Nossa pesquisa acontece numa escola pública de ensino médio da cidade de Recife - PE, tendo como sujeitos alunos do primeiro ano do ensino médio. Realizaremos nosso experimento no período de um semana e partiremos para as analises, para assim confirmar ou não a nossa hipótese acerca do uso do smartphone na escola. Também realizamos entrevistas e questionários com alunos, além da aplicação de um piloto por meio da webgincana construída exclusivamente para a pesquisa com ajuda das professoras da escola pesquisada que chamaremos de professoras “aliadas” e que participaram do processo de construção da webgincana. Daremos continuidade a nossa pesquisa por meio de análises dos questionários, entrevistas e aplicação da webgincana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, SMARTPHONE, WEBGINCANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_01_36_37_idinscrito_4292_e94406a3c8444ef5096d7b1efedee8c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARILHA PAULINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA" "autor_email" => "bianamari@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8517 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1309 "inscrito_id" => 4292 "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DO SMARTPHONE PROMOVENDO PESQUISA, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO NA ESCOLA" "resumo" => "O presente estudo está se materializando a partir de um projeto de mestrado em andamento pelo Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e tem como um dos objetivos analisarmos a aprendizagem móvel no contexto escolar, tendo como base o uso do smartphone numa webgincana. As discussões e preocupações acerca dos dispositivos móveis são possíveis a partir das transformações ocorridas na sociedade e mais especificamente em nossa cultura. Uma cultura mediada por meios digitais, por cidades que se reestruturam em redes e interfaces interligando conexões. A sociedade que muda também permite novos laços e meios de comunicação por intermédio da interatividade, conectividade e reestruturação. Assim como vem acontecendo a partir do uso de dispositivos móveis por grande parte da população. Usos que permitem novas configurações e novos laços. Se trata de uma pesquisa participante, tendo questionários, entrevistas e montagem de um aplicativo para trabalharmos numa webgincana. Esta modalidade de gincana originou-se do Scavenger Hunt ou caça ao tesouro que no Brasil ganha o termo webgincana, onde o professor escolhe o conteúdo a ser trabalhado e seleciona os endereços na web para serem fontes de pesquisa e de informação dos alunos em seus desafios. O desenvolvimento das inovações tecnológicas vem acontecendo em meio a disseminação das informações que emergem, causando mudanças. Sendo assim, as ferramentas criadas na e para a sociedade informacional povoam diversos ambientes e instituições da sociedade, dentre elas, a escola. Os modos e as ferramentas utilizadas vão se adaptando e mudando conforme as necessidades dentro do processo evolutivo, fazendo surgir novos recursos para dar conta de novas necessidades. A questão da aprendizagem móvel vem se materializando na educação do Brasil, nas diversas modalidades de ensino como mais um recurso para o processo de aprendizagem fora dos muros da escola. Realizaremos a reflexão sobre um ensino, integrando saberes necessários que possam atingir o ser humano como um ser único, completo e complexo. Utilizaremos a tecnologia e a inovação para aplicarmos na escola uma webgincana, montada a partir do uso de um aplicativo construído para o nosso experimento e para ser utilizado única e exclusivamente a partir do smartphone. Nossa pesquisa acontece numa escola pública de ensino médio da cidade de Recife - PE, tendo como sujeitos alunos do primeiro ano do ensino médio. Realizaremos nosso experimento no período de um semana e partiremos para as analises, para assim confirmar ou não a nossa hipótese acerca do uso do smartphone na escola. Também realizamos entrevistas e questionários com alunos, além da aplicação de um piloto por meio da webgincana construída exclusivamente para a pesquisa com ajuda das professoras da escola pesquisada que chamaremos de professoras “aliadas” e que participaram do processo de construção da webgincana. Daremos continuidade a nossa pesquisa por meio de análises dos questionários, entrevistas e aplicação da webgincana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, SMARTPHONE, WEBGINCANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_01_36_37_idinscrito_4292_e94406a3c8444ef5096d7b1efedee8c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARILHA PAULINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA" "autor_email" => "bianamari@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }