IMAGEM E ESTIGMA EM “O HOMEM ELEFANTE”, DE DAVID LYNCH
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8842 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1415 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "IMAGEM E ESTIGMA EM “O HOMEM ELEFANTE”, DE DAVID LYNCH" "resumo" => "Este artigo analisa o filme “O Homem Elefante” (1980, dir. David Lynch), que conta a história de John Merrick, um cidadão inglês que no século XIX foi vítima de uma doença genética chamada de neurofibromatose múltipla que acabaria mudando a trajetória de sua vida, devido ao estigma que passou a enfrentar. Partindo da constatação de que o analista atua em outro plano mental e pouca relação tem com os impulsos emocionais dominados (FREUD, 1919), a tarefa de analisar o estigma através das imagens se torna um desafio para além do nosso imaginário. Inicialmente pela importância do cinema que, de acordo com Metz (2007) trabalha com o conceito de verossímil, partindo do entendimento de que um objeto que mantém semelhança com o que é e/ou pode vir a ser verdadeiro, pode vir a provocar o imaginário das pessoas. Depois, porque as imagens fílmicas fazem extrapolar o olhar do expectador primário que se prende primeiro ao que está visível, alcançando a visão dos que buscam no invisível resposta para muitos problemas que afetam a sociedade. Entre estes problemas, está o que se relaciona a alteridade das imagens e a estética corporal, que, por sua vez, estão associados à saúde que em nossa sociedade, segundo Orrú (2012), tem sido relacionada ao culto à beleza dos corpos e à utilidade de mentes em uma ordem social que se diferencia pela estigmatização. Com base em Freud (1919), identificamos que o olhar estranho e assombroso dirigido ao personagem está relacionado com o que é assustador e provoca medo e horror nas pessoas. Por esta razão, Gofmann (1980) afirma que quando um estranho nos é apresentado costumamos definir pela sua imagem a categoria, os atributos, a sua "identidade social", incluindo-se aí características como honestidade e ocupação, e apesar do autor não mencionar, a condição física, que acaba influenciando na atenção e no tratamento dedicado às pessoas portadoras de alguma deficiência. Tais conceitos revelam o caráter educativo do filme, reforçando o pensamento de Ferro (1992) sobre o cinema como testemunho e agente da história, de Duarte (2002) enquanto instrumento para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas e, por fim, de Napolitano (2003) que enaltece o potencial educativo do cinema em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Imagens. Sociedade. Estigma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIEDADE, ESTIGMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_19_26_idinscrito_3354_4d4cbe7b5e53f06d290ac070a5399f13.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN ROBSON MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN ROBSON" "autor_email" => "robsonfk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8842 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1415 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "IMAGEM E ESTIGMA EM “O HOMEM ELEFANTE”, DE DAVID LYNCH" "resumo" => "Este artigo analisa o filme “O Homem Elefante” (1980, dir. David Lynch), que conta a história de John Merrick, um cidadão inglês que no século XIX foi vítima de uma doença genética chamada de neurofibromatose múltipla que acabaria mudando a trajetória de sua vida, devido ao estigma que passou a enfrentar. Partindo da constatação de que o analista atua em outro plano mental e pouca relação tem com os impulsos emocionais dominados (FREUD, 1919), a tarefa de analisar o estigma através das imagens se torna um desafio para além do nosso imaginário. Inicialmente pela importância do cinema que, de acordo com Metz (2007) trabalha com o conceito de verossímil, partindo do entendimento de que um objeto que mantém semelhança com o que é e/ou pode vir a ser verdadeiro, pode vir a provocar o imaginário das pessoas. Depois, porque as imagens fílmicas fazem extrapolar o olhar do expectador primário que se prende primeiro ao que está visível, alcançando a visão dos que buscam no invisível resposta para muitos problemas que afetam a sociedade. Entre estes problemas, está o que se relaciona a alteridade das imagens e a estética corporal, que, por sua vez, estão associados à saúde que em nossa sociedade, segundo Orrú (2012), tem sido relacionada ao culto à beleza dos corpos e à utilidade de mentes em uma ordem social que se diferencia pela estigmatização. Com base em Freud (1919), identificamos que o olhar estranho e assombroso dirigido ao personagem está relacionado com o que é assustador e provoca medo e horror nas pessoas. Por esta razão, Gofmann (1980) afirma que quando um estranho nos é apresentado costumamos definir pela sua imagem a categoria, os atributos, a sua "identidade social", incluindo-se aí características como honestidade e ocupação, e apesar do autor não mencionar, a condição física, que acaba influenciando na atenção e no tratamento dedicado às pessoas portadoras de alguma deficiência. Tais conceitos revelam o caráter educativo do filme, reforçando o pensamento de Ferro (1992) sobre o cinema como testemunho e agente da história, de Duarte (2002) enquanto instrumento para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas e, por fim, de Napolitano (2003) que enaltece o potencial educativo do cinema em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Imagens. Sociedade. Estigma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIEDADE, ESTIGMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_19_26_idinscrito_3354_4d4cbe7b5e53f06d290ac070a5399f13.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN ROBSON MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN ROBSON" "autor_email" => "robsonfk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }