O CURRÍCULO EM PRÉ-ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB: O PAPEL DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NA VISÃO DAS PROFESSORAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8980 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 5264 "titulo" => "O CURRÍCULO EM PRÉ-ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB: O PAPEL DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NA VISÃO DAS PROFESSORAS" "resumo" => "A presente pesquisa é um recorte do trabalho monográfico no qual buscamos investigar as concepções de currículo presentes na prática pedagógica de professoras da Educação Infantil no município de Areia-PB e sua consonância com o Artigo 09, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Pretendemos problematizar as seguintes questões: Qual a concepção de currículo que norteia a prática pedagógica de professores da Pré-Escola, da zona urbana, no município de Areia – PB? Esta concepção encontra - se em consonância com o Artigo 09 das DCNEI, no tocante às interações e às brincadeiras? Tomamos como bases teóricas autores como: Vygotsky (2001), Oliveira (2012), Kuhlman (2010), Kramer (2005), Moyles (2002), Kishimoto (2002), além de alguns documentos oficiais que regem a Educação Infantil. No encaminhamento metodológico, recorremos à análise do conteúdo temático de Bardin (2004). Os dados foram obtidos por meio de observações não participantes em salas de aula da pré-escola da rede pública do município de Areia/PB, registrados no diário de campo (FATOS), e de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise realizada, foi possível identificar, nos depoimentos das professoras, diferentes olhares sobre o currículo e uma ausência dos eixos norteadores das interações e brincadeiras nas práticas pedagógicas/curriculares observadas. Portanto, o estudo aponta para a necessidade de um redirecionamento das concepções e práticas pedagógicas/curriculares, referenciadas nas DCNEI, por meio de formação continuada dos docentes que atuam na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO, BRINCADEIRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_14_51_33_idinscrito_5264_24b80641f733e2ead51dda49be0041dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA DE LIMA ELIZIARIO" "autor_nome_curto" => "CAMILA ELIZIARIO" "autor_email" => "milaeliziario@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8980 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 5264 "titulo" => "O CURRÍCULO EM PRÉ-ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB: O PAPEL DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NA VISÃO DAS PROFESSORAS" "resumo" => "A presente pesquisa é um recorte do trabalho monográfico no qual buscamos investigar as concepções de currículo presentes na prática pedagógica de professoras da Educação Infantil no município de Areia-PB e sua consonância com o Artigo 09, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Pretendemos problematizar as seguintes questões: Qual a concepção de currículo que norteia a prática pedagógica de professores da Pré-Escola, da zona urbana, no município de Areia – PB? Esta concepção encontra - se em consonância com o Artigo 09 das DCNEI, no tocante às interações e às brincadeiras? Tomamos como bases teóricas autores como: Vygotsky (2001), Oliveira (2012), Kuhlman (2010), Kramer (2005), Moyles (2002), Kishimoto (2002), além de alguns documentos oficiais que regem a Educação Infantil. No encaminhamento metodológico, recorremos à análise do conteúdo temático de Bardin (2004). Os dados foram obtidos por meio de observações não participantes em salas de aula da pré-escola da rede pública do município de Areia/PB, registrados no diário de campo (FATOS), e de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise realizada, foi possível identificar, nos depoimentos das professoras, diferentes olhares sobre o currículo e uma ausência dos eixos norteadores das interações e brincadeiras nas práticas pedagógicas/curriculares observadas. Portanto, o estudo aponta para a necessidade de um redirecionamento das concepções e práticas pedagógicas/curriculares, referenciadas nas DCNEI, por meio de formação continuada dos docentes que atuam na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO, BRINCADEIRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_14_51_33_idinscrito_5264_24b80641f733e2ead51dda49be0041dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA DE LIMA ELIZIARIO" "autor_nome_curto" => "CAMILA ELIZIARIO" "autor_email" => "milaeliziario@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }