O presente trabalho visa descrever as atividades desenvolvidas no Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA) no município de Campina Grande. Assim, considerando que o PRIMA objetiva a promoção da cidadania e da inclusão de crianças e adolescentes através do ensino de música, realizou-se uma abordagem de cunho bibliográfico sobre a importância da música como vetor de inclusão social, paralelamente à descrição do PRIMA, com ênfase no funcionamento do polo de ensino de música em Campina Grande, destacando sua fundação e estrutura de funcionamento, a partir dos pressupostos do estudo de caso. Quanto à abordagem bibliográfica, contribuíram para o referencial teórico, autores como BASTIAN, 2009; HUMMES, 2004; RIBEIRO, 2012. Justifica-se a presente pesquisa, na medida em que a música possui a função de contribuir para a integração da sociedade levando os seus membros a se reunirem para participarem de atividades que precisam da colaboração de todos os envolvidos. Porquanto, a música é utilizada como ação de inclusão, pois promove a socialização das pessoas. Sendo assim, concluiu-se que o ensino de música a partir da formação de grupos, orquestra ou coral, como ocorre com o programa implantado pelo governo do estado, é relevante na medida em que crianças e adolescentes tem oportunidade de participar de uma atividade musical que promove a atuação social do indivíduo.