A educação é processo de avanço de toda uma sociedade, portanto pode-se afirmar que a família, a Escola, a Igreja, empresas e a Internet, todos educam e recebem influencias de toda sociedade. Por outro lado, há um desafio para o ensino que é atender as novas necessidades de uma sociedade da informação e do conhecimento sem esquecer-se do passado. O presente trabalho tem por finalidade principal analisar o processo de inclusão digital em escolas públicas do município de Santa Rita bem como o nível de formação e capacitação de professores para utilização de novas tecnologias como recurso pedagógico em sala de aula. O mesmo se justifica pelo fato de que um dos desafios educacionais é incorporar em seu a inclusão digital, pois as novas tecnologias estão presentes na vida diária das pessoas e os alunos exigem dos professores competência e atualização. Contribuíram na construção deste artigo Dowbor (2005), Moran, (2012), Kenski (1998), Nóvoa (1999) e Mercado (1999). A metodologia utilizada no presente trabalho foi baseada numa pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica, entrevista e aplicação de questionário que permitiram constatar que há uma deficiência mais acentuada quanto ao acesso às novas tecnologias nas escolas do campo que favoreçam o processo de inclusão digital. Outro problema identificado na área estudada foi à falta de capacitação dos professores para a utilização das tecnologias em sala de aula. Sendo assim, precisamos desenvolver meios que permitam que essa inclusão aconteça de forma homogênea, alcançando as escolas de modo geral.