Este trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre o uso das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão escolar dos deficientes visuais na rede regular de ensino, tomando como referência uma Escola de ensino médio da cidade de Crato-CE. A educação desse público, por sua vez, configura-se a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), de professores da sala comum e demais profissionais especializados. A metodologia aplicada nesse trabalho toma como base a análise qualitativa dos dados colhidos a partir de relatos e experiências vivenciados durante a execução de atividades do Projeto de Extensão “Mapeando às cegas”: cartografias para e por deficientes visuais do ensino médio no Cariri cearense realizada no Colégio Estadual Wilson Gonçalves no município de Crato – Ceará. Durante o andamento do projeto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas visando entender de que modo os cincos alunos DVS (deficientes visuais), sendo dois cegos e três com baixa visão estão inseridos no ambiente escolar e como estes utilizam os recursos de TA – Tecnologia Assistiva. Dentre os principais recursos de TA utilizados por pessoas cegas, podemos destacar os ledores de tela: JAWS, NVDA, DOSVOX, e VIRTUAL VISION. Foi inicialmente identificados dois desses softwares destinados aos alunos com cegueira, sendo eles: o NVDA e DOSVOX, possibilitando por sua vez realizar a leitura dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, além de permitir o acesso a internet; bem como o Sistema Braille como forma de leitura e escrita em alto relevo, disponibilizado em forma de livros para aqueles que dele necessitam. Com relação aos alunos com baixa visão foram destinados cadernos com pauta dupla e ampliação dos livros e imagens na fonte adequada. Até o presente momento foi possível identificar algumas dificuldades com relação à orientação e mobilidade dos DVs, assim como, o pleno domínio dos programas anteriormente citados. No entanto, pelo fato da pesquisa encontrar-se em andamento necessita-se de mais observações com relação ao processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e sua utilização da Tecnologia Assistiva. Tendenciando embasar nosso estudo utilizaremos como aporte teórico A Política Nacional na Perspectiva de Educação Inclusiva (2007), Nuernberg (2008), Galvão Filho (2019), entre outros.