Resumo:
Este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa bibliográfica na perspectiva teórico- crítica desenvolvida durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UEPB/CH. O presente texto apresenta-se como um estudo qualitativo, cujo problema norteou a pesquisa bibliográfica, trazendo uma reflexão sobre a Língua Brasileira de Sinais como L1 na educação de surdos, bem como a L2 Língua Portuguesa como segunda língua para a comunidade surda. O ensino dessa linguagem é uma questão preocupante no contexto da educação de surdos, pois o reconhecimento da importância da Libras no ensino voltado para os alunos surdos ainda é deixado de lado. Portanto há uma necessidade maior de reflexão no sentido de evidenciar a sua relevância. Neste sentido nos apoiaremos no corpus teórico dos autores os quais discutem sobre os Estudos Culturais, Estudos Surdos e Educação. Sendo assim partiremos da análise de como as informações sobre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa chegam à extremidade alvo que são os estudantes surdos/as, tendo em vista que são produzidas em outro extremo pela maioria de ouvintes.. Esta discussão é extremamente relevante para que possamos lançar um olhar crítico sobre a educação de surdos.Palavras- chaves: Educação, Libras, Surdos, Língua Portuguesa