O presente artigo aborda as rotinas na educação infantil, enquanto responsáveis por apresentar uma determinada concepção de criança e infância na atualidade. O nosso trabalho foi desenvolvido a partir da experiência que obtivemos no programa institucional de bolsas de extensão – Probex, especificamente no projeto Planejamento na Educação Infantil: uma construção coletiva, em creches e pré-escolas de João Pessoa - PB. O objetivo central desse texto é buscar compreender como as rotinas vêm influenciando na constituição da infância. O texto está organizado em duas partes: na primeira discutimos a infância na atualidade, traçando historicamente seu processo de construção. Tal discussão nos dá o suporte para compreendermos as rotinas criadas nas Instituições destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos, como estão distribuídos o tempo e o espaço nessas unidades educacionais. Concluímos apontando a necessidade de se rever o cotidiano de nossas creches e pré-escolas. Nossos estudos estão ancorados especialmente nas reflexões trazidas por Sarmento e Barbosa, entre outros.