OS GÊNEROS TEXTUAIS NA AMPLIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO PIBID – UFPE – CAA EM CARUARU - PE
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O programa possibilita a iniciação à docência na perspectiva do diálogo constituído entre a Universidade e escola de educação básica. Diante do exposto nos colocamos a seguinte questão: Quais as contribuições que os gêneros textuais podem oferecer para a ampliação da leitura e escrita de alunos no 3º ano do ensino fundamental? O objetivo do estudo é analisar as contribuições de diferentes gêneros textuais nas práticas de leitura e escrita. Teoricamente dialogamos com: Mendonça (2005), que trata dos gêneros textuais. De acordo com o autor estes “são respostas ás necessidades humanas de comunicação, são fenômenos ou entidades sociocomunicativas”; Solé (1998), que ao abordar a concepção de leitura, afirma que “a leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita”, considerando instrumento necessário para realização de novas aprendizagens; Morais (2012), ao discutir a psicogênese da língua escrita, declara que “escrita é um sistema notacional (envolve aspectos lógicos e conceituais)”. Nos estudos foi fundamental a consulta ao PCN (1997) - Parâmetro Curricular Nacional: Língua Portuguesa, que embora não apresente quais gêneros textuais são adequados para o trabalho específico com a leitura e escrita, sugere textos previsto para o primeiro ciclo, como é o caso de cartas, anúncios, fábulas, entre outros. Na metodologia trabalhamos com análise documental, avaliação diagnóstica, conversas informais e a pesquisa-ação. 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