MULTIMODALIDADE E ENSINO: (RE)DESCOBRINDO OS SENTIDOS NA INTERAÇÃO ENTRE LINGUAGENS
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Nessa perspectiva, procura-se neste trabalho discutir a multimodalidade e sua relação com o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, enfatizando-se a necessidade dos multiletramentos para a compreensão da multiplicidade de linguagem existente na sociedade. Parte-se da contextualização da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimodal (TCAM), de Mayer, na qual a combinação de palavras e imagens contribui para o processo de aprendizagem. E evidencia-se a Gramática Visual, proposta inicialmente por Kress e Van Leeuwen. Para o desenvolvimento deste estudo, pautamo-nos nas metodologias da pesquisa exploratória, de base qualitativa, partindo das reflexões de Dionísio (2014), Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Santaella (2005), além das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). 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