Na sociedade atual, em que a multiplicidade de linguagens se manifesta de maneira diversificada, de acordo com a situação comunicativa recorrente, discute-se a pertinência de se pensar estratégias teórico-metodológicas que busquem associar tais aspectos ao contexto de sala de aula, no intento de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, procura-se neste trabalho discutir a multimodalidade e sua relação com o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, enfatizando-se a necessidade dos multiletramentos para a compreensão da multiplicidade de linguagem existente na sociedade. Parte-se da contextualização da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimodal (TCAM), de Mayer, na qual a combinação de palavras e imagens contribui para o processo de aprendizagem. E evidencia-se a Gramática Visual, proposta inicialmente por Kress e Van Leeuwen. Para o desenvolvimento deste estudo, pautamo-nos nas metodologias da pesquisa exploratória, de base qualitativa, partindo das reflexões de Dionísio (2014), Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Santaella (2005), além das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Verificamos a relevância da multimodalidade enquanto parte constituinte dos textos e, numa perspectiva funcional da linguagem, como um recurso metodológico, tal como defendem Dionísio & Vasconcelos (2013). Em vista disso, depreende-se que a abordagem de textos multimodais em sala de aula ativa a cognição do aluno, instigando-o a (re)descobrir criticamente os sentidos envoltos em cada texto.