PRÁTICA DE LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE NA SALA DE AULA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9138 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 2722 "titulo" => "PRÁTICA DE LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE NA SALA DE AULA." "resumo" => "RESUMOTratar da temática afro-brasileira consiste num desafio urgente na realidade educacional do nosso país, pois conhecer nossa história e nossa origem, pode nos ajudar a refletir e compreender os conflitos sociais que envolvem essa temática. Diante desse fato, durante as aulas do componente curricular de aprofundamento Educação e etnicidade afro-brasileira foram fomentados debates que nos levaram a refletir sobre o tema e finalmente escrever sobre a literatura como forma de abordagem na sala de aula da Educação Infantil. O presente relato de experiência teve como fundamentação teórica os documentos oficiais e leis relacionadas as questões afro – brasileiras além das ideias de ALADRÉN (2010), AMÂNCIO (2008), ANDRADE E ANDRADE (2013), BETTELHEIM (2012), SANTOS (2011) e SILVA, IVAZAKI E NEPOMUCENO. O presente relato de experiencia foi realizado numa escola municipal de Campina Grande com crianças de 4 e 5 anos através de observações, rodas e histórias e de conversas a partir da leitura da literatura A Bela Acordada, abordando o tema, realizando o registro das falas e desenhos das crianças com suas impressões sobre a temática trabalhada. Dessa forma, as crianças tiveram a oportunidade de expor suas ideias iniciais, e após as reflexões mediadas puderam compreender de forma lúdica as contribuições que os africanos trouxeram para a nossa cultura. Diante dessa experiência, foi possível perceber que nossas crianças necessitam conhecer a cultura africana para que possa entender a formação do povo brasileiro e aceitar que temos muito a aprender sobre nossa história quando sabemos que os africanos contribuíram para que essa história fosse contada. Assim através da literatura as crianças puderam lançar um novo olhar sobre a formação do povo brasileiro considerando a figura dos negros como peça importante na nossa história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA." "palavra_chave" => "LITERATURA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_52_08_idinscrito_2722_b6dff6fad79a73fc2c7e32df774f1832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSICLEIDE MARCOLINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSI ANDRADE" "autor_email" => "rosicleidemarcolino@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9138 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 2722 "titulo" => "PRÁTICA DE LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE NA SALA DE AULA." "resumo" => "RESUMOTratar da temática afro-brasileira consiste num desafio urgente na realidade educacional do nosso país, pois conhecer nossa história e nossa origem, pode nos ajudar a refletir e compreender os conflitos sociais que envolvem essa temática. Diante desse fato, durante as aulas do componente curricular de aprofundamento Educação e etnicidade afro-brasileira foram fomentados debates que nos levaram a refletir sobre o tema e finalmente escrever sobre a literatura como forma de abordagem na sala de aula da Educação Infantil. O presente relato de experiência teve como fundamentação teórica os documentos oficiais e leis relacionadas as questões afro – brasileiras além das ideias de ALADRÉN (2010), AMÂNCIO (2008), ANDRADE E ANDRADE (2013), BETTELHEIM (2012), SANTOS (2011) e SILVA, IVAZAKI E NEPOMUCENO. O presente relato de experiencia foi realizado numa escola municipal de Campina Grande com crianças de 4 e 5 anos através de observações, rodas e histórias e de conversas a partir da leitura da literatura A Bela Acordada, abordando o tema, realizando o registro das falas e desenhos das crianças com suas impressões sobre a temática trabalhada. Dessa forma, as crianças tiveram a oportunidade de expor suas ideias iniciais, e após as reflexões mediadas puderam compreender de forma lúdica as contribuições que os africanos trouxeram para a nossa cultura. Diante dessa experiência, foi possível perceber que nossas crianças necessitam conhecer a cultura africana para que possa entender a formação do povo brasileiro e aceitar que temos muito a aprender sobre nossa história quando sabemos que os africanos contribuíram para que essa história fosse contada. Assim através da literatura as crianças puderam lançar um novo olhar sobre a formação do povo brasileiro considerando a figura dos negros como peça importante na nossa história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA." "palavra_chave" => "LITERATURA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_52_08_idinscrito_2722_b6dff6fad79a73fc2c7e32df774f1832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSICLEIDE MARCOLINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSI ANDRADE" "autor_email" => "rosicleidemarcolino@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }