RESUMOTratar da temática afro-brasileira consiste num desafio urgente na realidade educacional do nosso país, pois conhecer nossa história e nossa origem, pode nos ajudar a refletir e compreender os conflitos sociais que envolvem essa temática. Diante desse fato, durante as aulas do componente curricular de aprofundamento Educação e etnicidade afro-brasileira foram fomentados debates que nos levaram a refletir sobre o tema e finalmente escrever sobre a literatura como forma de abordagem na sala de aula da Educação Infantil. O presente relato de experiência teve como fundamentação teórica os documentos oficiais e leis relacionadas as questões afro – brasileiras além das ideias de ALADRÉN (2010), AMÂNCIO (2008), ANDRADE E ANDRADE (2013), BETTELHEIM (2012), SANTOS (2011) e SILVA, IVAZAKI E NEPOMUCENO. O presente relato de experiencia foi realizado numa escola municipal de Campina Grande com crianças de 4 e 5 anos através de observações, rodas e histórias e de conversas a partir da leitura da literatura A Bela Acordada, abordando o tema, realizando o registro das falas e desenhos das crianças com suas impressões sobre a temática trabalhada. Dessa forma, as crianças tiveram a oportunidade de expor suas ideias iniciais, e após as reflexões mediadas puderam compreender de forma lúdica as contribuições que os africanos trouxeram para a nossa cultura. Diante dessa experiência, foi possível perceber que nossas crianças necessitam conhecer a cultura africana para que possa entender a formação do povo brasileiro e aceitar que temos muito a aprender sobre nossa história quando sabemos que os africanos contribuíram para que essa história fosse contada. Assim através da literatura as crianças puderam lançar um novo olhar sobre a formação do povo brasileiro considerando a figura dos negros como peça importante na nossa história.