Sabe-se que a escola tem o papel de formar o cidadão com base em estudos disciplinares, ou seja, através do conhecimento das matérias fornecidas pela escola, o sujeito cidadão é formado. No entanto, essa ideia não está mais sendo respeitada, pois muitas famílias ainda creem que é papel da escola não apenas passar a educação formal, se não também a educação que deveria vir de casa. Se lançarmos vista neste tipo de educação, veremos que a família pouco tem cooperado com a escola e como resultado, temos o ensino cada vez pior. Com os surdos, o quadro se apresenta ainda pior, pois os pais geralmente assumem uma das duas posturas: ou são super protetores ou deixam os filhos à margem da sociedade. Nosso objetivo é,então, fazer um levantamento sobre o papel da família na educação do ser surdo atualmente. Como este artigo se trata de propor uma reflexão sobre a educação dos surdos, dispensaremos a metodologia e a análise dos resultados vistos as sua inexistência. Debruçar-nos-ermos em estudiosos da área da surdez voltada à educação tais como: Ronice Quadros, Brito e Kubaski.