INTERAÇÕES EM CRECHES PÚBLICAS: ESTILOS LINGUÍSTICOS DE EDUCADORAS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8886 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1455 "inscrito_id" => 3585 "titulo" => "INTERAÇÕES EM CRECHES PÚBLICAS: ESTILOS LINGUÍSTICOS DE EDUCADORAS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO INFANTIL" "resumo" => "Objetivou-se, com o presente estudo, analisar a interação educadora-criança em creches públicas, considerando os estilos linguísticos das educadoras e o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas infantis. Os estilos linguísticos são relevantes nas interações adulto-criança, especialmente na faixa etária dos 24 meses, uma vez que esta é vista como um período crítico para o desenvolvimento linguístico infantil. Participaram 6 educadoras e 12 crianças, com idade entre 23 e 25 meses, que frequentavam creches públicas de João Pessoa, Paraíba. As interações foram sistematicamente observadas em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Para a análise dos resultados, foram elaboradas categorias interacionais à posteriori, a partir dos dados elencados e do referencial teórico utilizado. As educadoras se comunicaram mais e utilizaram mais estilos associados à promoção do desenvolvimento linguístico nos contextos diádicos, enquanto os estilos de caráter mais restritivo, relacionados à direção e ao controle dos comportamentos infantis, predominaram nos contextos poliádicos. Ressalta-se que o nível de desenvolvimento linguístico das crianças esteve aquém do esperado para a faixa etária, visto que apresentaram uma quantidade incipiente de pequenas frases e vocábulos. Além da relação entre os estilos comunicativos dos adultos e o nível de desenvolvimento linguístico infantil, outros fatores de influência precisam ser considerados, como o nível socioeconômico e educacional dos pais das crianças e das próprias educadoras, assim como as suas concepções sobre cuidado e desenvolvimento infantil. Destaca-se, portanto, a importância da qualidade das creches públicas enquanto instrumento de promoção do desenvolvimento e da inclusão das crianças provenientes de famílias de nível socioeconômico baixo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, CRECHE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_52_28_idinscrito_3585_be459967888a6bc0bf52c09ec77037df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH DORNELLAS RAMOS" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "deborahdornellas@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADDE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8886 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1455 "inscrito_id" => 3585 "titulo" => "INTERAÇÕES EM CRECHES PÚBLICAS: ESTILOS LINGUÍSTICOS DE EDUCADORAS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO INFANTIL" "resumo" => "Objetivou-se, com o presente estudo, analisar a interação educadora-criança em creches públicas, considerando os estilos linguísticos das educadoras e o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas infantis. Os estilos linguísticos são relevantes nas interações adulto-criança, especialmente na faixa etária dos 24 meses, uma vez que esta é vista como um período crítico para o desenvolvimento linguístico infantil. Participaram 6 educadoras e 12 crianças, com idade entre 23 e 25 meses, que frequentavam creches públicas de João Pessoa, Paraíba. As interações foram sistematicamente observadas em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Para a análise dos resultados, foram elaboradas categorias interacionais à posteriori, a partir dos dados elencados e do referencial teórico utilizado. As educadoras se comunicaram mais e utilizaram mais estilos associados à promoção do desenvolvimento linguístico nos contextos diádicos, enquanto os estilos de caráter mais restritivo, relacionados à direção e ao controle dos comportamentos infantis, predominaram nos contextos poliádicos. Ressalta-se que o nível de desenvolvimento linguístico das crianças esteve aquém do esperado para a faixa etária, visto que apresentaram uma quantidade incipiente de pequenas frases e vocábulos. Além da relação entre os estilos comunicativos dos adultos e o nível de desenvolvimento linguístico infantil, outros fatores de influência precisam ser considerados, como o nível socioeconômico e educacional dos pais das crianças e das próprias educadoras, assim como as suas concepções sobre cuidado e desenvolvimento infantil. Destaca-se, portanto, a importância da qualidade das creches públicas enquanto instrumento de promoção do desenvolvimento e da inclusão das crianças provenientes de famílias de nível socioeconômico baixo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, CRECHE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_52_28_idinscrito_3585_be459967888a6bc0bf52c09ec77037df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH DORNELLAS RAMOS" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "deborahdornellas@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADDE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }