Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA ENVOLVENDO ALUNOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB.

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ALUNOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Neste estudo, destacamos a importância do hábito de ler e produzir textos desde o Ciclo da Alfabetização. Desenvolvemos atividades com alunos do 3º Ano integrando alunos de Educação Especial da Escola Municipal Apolônia Amorim, turno tarde, cidade de Campina Grande/PB, localizada na Rua Almirante Barroso s/n, no Bairro Cruzeiro, onde visa atender o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, do Ministério da Educação, cujo foco é o processo de alfabetização e letramento, com ênfase, na escrita e raciocínio lógico matemático. Objetivando despertar, incentivar e promover a leitura e a produção textual no âmbito escolar, visando uma melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento social e cultural. Este estudo está sendo realizado no período de fevereiro a dezembro do corrente ano, contemplando todas as áreas de conhecimentos. Os alunos compreendem uma faixa etária de 08 a 12 anos, que pertencem a uma classe baixos renda. Para a realização deste, várias ações estão sendo desenvolvidas em diversas formas: Leitura de histórias de literatura infantil em voz alta pela professora ou pelo aluno; Aquecimento das histórias antes da leitura; Questionamentos sobre as histórias lidas; Leitura de historinhas dos livros do kit do PNLD; Reconto de histórias; Produções textuais; Reescrita de textos; Leitura deleite; Leitura Compartilhada; Roda de leitura; Socialização de práticas de leituras em outras turmas ou no pátio escolar; Confecção de cartazes; Jograis; Construção de murais e painéis; Propagandas de leitura; Acrósticos; Contação de histórias; Campeonato de adivinhas; Confecção de máscaras de EVA; Apresentação de músicas, danças; Confecção de livreto; Dramatização de histórias; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis; Origami; Exibição de filmes; Sarau Poético; Culminâncias dos trabalhos realizados em sala no pátio escolar; Pesquisas em Internet; Noticias de Jornais ou Revistas; Uso da TV e DVD; Data Show. Os alunos de Educação Especial interagem nas atividades escolares participando com alegria, empolgação e despertando o gosto e o interesse da leitura e da escrita. Através do percurso deste já percebemos avanços significativos com os alunos, em sala de aula. A maioria conseguem bons desempenhos nas tarefas escolares sentindo-se interessados e motivados durante a intervenção pedagógica da professora em sala e obtendo êxitos. Os que estão em processo na leitura com certeza conseguirão lerem com fluência antes do término do final do ano letivo. A Avaliação ocorrerá durante o ano em curso, envolvendo todas as atividades desenvolvidas na Escola com participação, interação, compartilha, trabalho em equipe de todos que fazem membros da escola. Percebemos que os alunos estão mais interessados em suas atividades escolares, e os pais ou responsáveis por eles estão acompanhando com mais frequência. Continuaremos juntos com participação e integração até o final do ano.

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