O presente trabalho busca analisar práticas cotidianas da gestão escolar, tomando-se por base os referenciais teóricos que fundamentam a concepção democrática da gestão da educação pública, conforme assegurado pela Constituição Federal de 1988 (Art. 206), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN (Lei 9.394/1996, Art. 3º), e recentemente reforçado pelo novo Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). O campo empírico deste estudo foi uma escola da rede municipal de Feira Nova/PE, partindo-se de informações que circulam entre os atores sociais vinculados direto ou indiretamente a escola que supostamente atentam um movimento participativo e de descentralização de poder na unidade escolar selecionada para realização de nossa pesquisa científica. A coleta dos dados contemplou representantes de todos os segmentos que compartilham da gestão escolar, materializando-se por meio da realização de entrevistas, observação participante e da coleta de documentos. Atribuímos especial atenção a análise de como o Projeto Político Pedagógico – PPP incorpora as orientações para a efetivação da prática democrática na gestão da escola. Concebemos o PPP como um documento de fundamental importância para esta perspectiva gestionária, sobretudo porque este contem os elementos que buscam afirmar a própria identidade da escola.A partir da análise procedida aos aspectos que caracterizam o cotidiano escolar e da sua correlação com o contexto da rede pública de ensino em que esta está inserida, é possível inferir que há um processo em curso na direção da consolidação de uma cultura democrática na gestão da escola, ressaltando-se a crescente articulação entre os segmentos sociais corresponsáveis pela promoção da melhoria da qualidade da educação.Portanto, concluímos que é de suma importância a prática democrática do gestor na educação, com ênfase para o efeito desta atuação no processo de formação cidadãos críticos, ativos e democráticos. Isto exige o compromisso por parte do gestor em impulsionar tal princípio nas diversas ações que se desenvolvem na escola, bem como na comunidade de que é parte. Todos estes aspectos quando inteirados no processo educativo proporcionam verdadeiramente uma educação qualitativa e voltada para a democratização da sociedade.