O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar. No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas.