VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9305 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 5067 "titulo" => "VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar. No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR MEDIADOR, BRINCAR COM POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_12_25_35_idinscrito_5067_30596b9238cab7e3f1cf44aac1cdc202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "LIDIANE REIS" "autor_email" => "lidianereis.letras@hotmai" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9305 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 5067 "titulo" => "VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar. No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR MEDIADOR, BRINCAR COM POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_12_25_35_idinscrito_5067_30596b9238cab7e3f1cf44aac1cdc202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "LIDIANE REIS" "autor_email" => "lidianereis.letras@hotmai" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }