Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR MEDIADOR, BRINCAR COM POESIA Comunicação Oral (CO) A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9305
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1717
    "inscrito_id" => 5067
    "titulo" => "VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar.  No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR MEDIADOR, BRINCAR COM POESIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_12_25_35_idinscrito_5067_30596b9238cab7e3f1cf44aac1cdc202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DA SILVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE REIS"
    "autor_email" => "lidianereis.letras@hotmai"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9305
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1717
    "inscrito_id" => 5067
    "titulo" => "VAMOS BRINCAR ATRAVÉS DE POEMAS? PROPOSTA DE LEITURAS POÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar.  No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR MEDIADOR, BRINCAR COM POESIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_12_25_35_idinscrito_5067_30596b9238cab7e3f1cf44aac1cdc202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DA SILVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE REIS"
    "autor_email" => "lidianereis.letras@hotmai"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O trabalho com a literatura infantil vem ocupando um lugar mais significativo no ensino das crianças que estão iniciando sua trajetória escolar. No entanto, percebemos que as atividades que envolvem a leitura de poemas na sala de aula ainda são escassas. Em consonância com as ideias de autores como Abramovick (1997), Cunha (2003) e Alves (2007), acreditamos que a literatura infantil, quando não tem sua leitura focalizada na questão do letramento, pode figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil, possibilitar a integração com o brincar e despertar o prazer pela leitura. Pensando nisso, a presente pesquisa documental estabelece os seguintes objetivos: refletir sobre a possível relação entre o brincar e a leitura de poemas na educação infantil,examinaro lugar do professor como mediador do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, e apresentar uma proposta de leitura de poemas que trazem em sua tessitura a possibilidade da leitura de forma lúdica e prazerosa. O desenvolvimento deste estudo permitiu chegar à conclusão de que o trabalho com a leitura de poemas oferece às criançasvivências significativas com a leitura e que a poesiapenetra o imaginário infantil através de uma relação estreita como brincar, por meio de brincadeiras que perpassam tanto a forma quanto o conteúdo dos poemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.