O presente artigo visa, a princípio, destacar a importância do trabalho com a literatura infantil em sala de aula e as suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem das crianças, de forma que, elas devem ser preparadas para serem crianças leitoras. Para isto, a escola deve se apropriar da literatura infantil como meio de conduzi-las para o mundo da leitura de forma fantástica e simbólica. Além disso, se propõe também investigar o papel do professor como mediador dessas atividades que contemplam o método do estímulo à leitura de textos literários, e qual o posicionamento das crianças diante da execução dessas atividades. Sabendo que, uma escola comporta crianças de diferentes realidades e diferentes formas de convivência em sociedade, sendo esses fatores de grande relevância para a mesma no momento de adequar o ensino a essas diferentes realidades. Metodologicamente, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se com suporte teórico, autores como: Teresa Colomer (2007) Gabriel Chalita apud Fernanda C. Ferreira (2003), Kleiman(2005) apud A. G. e ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). Diante das teorias citadas, observam-se os caminhos percorridos para a formação de crianças leitoras de textos literários infantis, retratando também a acessibilidade dos livros, e o encaminhamento para práticas de leituras novas ou dificilmente domináveis. Verifica-se ainda, o funcionamento das leituras em sala de aula e a metodologia utilizada para a concretização do encontro das crianças com os livros. No entanto, o método do estímulo à leitura é responsável pelo andamento do processo educativo escolar, contribuindo assim, para que haja uma evolução, sendo despertado nas crianças o interesse pela leitura.