Na dimensão histórica e social das aprovações das Declarações de Direitos Humanos do mundo moderno estão as correntes filosóficas do iluminismo. Este, tem concepção baseada na concretude dos valores humanos. Dos valores surgem os direitos humanos. A Era dos Direitos iniciou com a Revolução Francesa. Os três ideais dessa revolução são os carro-chefe dos direitos enunciados de primeira, segunda e terceira geração. No Brasil, por séculos, foi consentido um caminho inadmissível de violação dos direitos humanos. A Constituição Federal, de 1988, nos trouxe o caminho intrépido, garantindo legalmente direitos humanos a todos os que aqui residem. Despertar e incentivar práticas da tolerância e do respeito às diversidades encontradas no ambiente escolar é o objetivo deste trabalho, visto que é de grande relevância a inclusão da disciplina Direitos Humanos na escola. Este tema foi foco da pesquisa de HANNA (2009), e ZENAIDE (2012), entre outros autores. Conforme HANNA (2009), foi elaborada pesquisa bibliográfica e quantitativa, numa escola pública de Curitiba, com 196 educandos, utilizando um questionário sobre direitos humanos fundamentais. Os dados obtidos revelaram a supremacia de Educação e Saúde como itens da concepção do corpo discente entrevistado. Se na escola coaduna espaço de reafirmação dos direitos humanos e disseminação da prática da tolerância, respeito às diferenças e solidariedade é um prenúncio de formação de uma sociedade mais justa e igualitária.