Este artigo apresenta resultados de um recorte de uma pesquisa-ação, realizada com uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental, os dados gerados questionam a prática da leitura na sala de aula, como requesito para o desenvolvimento de um outro momento da pesquisa, considerada como pesquisa de intervenção, constitutiva de um trabalho de Dissertação de Mestrado-MFP/UEPB. Essa investigação parte do princípio teórico-analítico que destaca, sobre o ato de ler, a compreensão de que esse processo não se reduz ao desenvolvimento da habilidade de decodificar palavras. No entanto, esse modo de conceber a leitura ainda está bastante presente nas salas de aula. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação docente relacionada ao ensino da leitura e suas implicações na prática pedagógica. O referencial teórico-metodológico traz contribuições de Marcuschi (2008), Kleiman (2004, 2008), PCN (1997), Soares (1998), entre outros. A pesquisa de natureza qualitativa apresenta dados que revelam como as concepções, sobre o que é ler, implicam diretamente na sua ação docente. Os dados, assim, evidenciam a importância de oportunizar aos professores, formações continuadas (em caráter permanente) que atendam às reais necessidades e dificuldades dos professores, ou seja, se faz necessário conhecer a história dos professores e a sua prática docente.