O objetivo desta pesquisa foi analisar o diálogo na concepção e na prática de professores da Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se responder a seguinte pergunta norteadora: como o diálogo se dá na concepção e na prática de professores da EJA? A hipótese de trabalho é que o diálogo ainda não se materializou na realidade de uma considerada parcela de professores devido à: resistência de alguns profissionais que insistem em se manter num pedestal como o detentor do saber e que consideram como válido apenas o conhecimento acadêmico; acomodação de profissionais numa determinada prática; e a formação inadequada para trabalhar dialogicamente com determinadas realidades. A pesquisa teve um enfoque crítico dialético, assumiu uma abordagem qualitativa e adotou a hermenêutica-dialética como método de análise de dados. Fizeram parte do campo empírico desta pesquisa três professoras da EJA de uma escola do município de Camaragibe/PE. A coleta de dados foi realizada na própria escola, utilizando-se da combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a observações diretas e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que confirmam a hipótese de trabalho apresentada, sobretudo ao que diz respeito à acomodação de professores numa determinada prática. Entretanto, observou-se que também é possível encontrar professores realizando uma ação dialógica na perspectiva freireana, buscando a libertação dos humanos. Conclui-se, portanto, que é necessário discutir mais o conceito de diálogo com os professores e refletir criticamente a ação dialógica em sala de aula.