CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PARA A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ALUNO DO 1º ANO DE UM COLÉGIO PARTICULAR DE CAMPINA GRANDE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8612 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1571 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PARA A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ALUNO DO 1º ANO DE UM COLÉGIO PARTICULAR DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A educação será eficaz para os alunos com necessidades educacionais especiais quando houver o reconhecimento de que essas dificuldades podem ser superadas com a organização adequada da escola, da metodologia de ensino que está sendo oferecida, além do acompanhamento e participação da família. Este estudo visou descrever a atuação e os resultados obtidos de uma professora em relação a um aluno diagnosticado com TDAH, do primeiro ano do fundamental, no que diz respeito a seu comportamento e aquisição da escrita e da leitura. Para isto, utilizou-se do instrumento de avaliação formativa através do portfólio, atendimentos individuais, avaliações quantitativas e atividades de recuperação de aprendizagem, além de reuniões com a professora semanalmente. Os resultados revelaram que em relação ao comportamento, foi-se traçado combinados de convivência nos quais a coordenação, a professora, a família e o aluno possuíam as devidas responsabilidades. Assim, gradativamente o aluno apresentou avanços no comportamento, nas atividades de casa e classe. Passou a cumprir os horários estabelecidos pela professora. No tocante a aquisição da escrita e da leitura, utilizou-se de atendimento individuais, 3 vezes por semana, utilizando de mediações durante as atividades. Assim, do mês de janeiro para a outubro, passou do nível garatuja para o nível oscilante entre silábico com valor sonoro e silábico alfabético. Além disso, no mês de agosto, o aluno X conseguiu realizar a leitura global de palavras simples. Desta forma, concluímos que o aluno X tem condições de ser promovido para o ano de 2015, levando em consideração todos os avanços alcançados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "TDAH, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_18_25_07_idinscrito_1759_5c8157e83e819ca7dbc996fea05fdd4e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8612 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1571 "inscrito_id" => 1759 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PARA A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ALUNO DO 1º ANO DE UM COLÉGIO PARTICULAR DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A educação será eficaz para os alunos com necessidades educacionais especiais quando houver o reconhecimento de que essas dificuldades podem ser superadas com a organização adequada da escola, da metodologia de ensino que está sendo oferecida, além do acompanhamento e participação da família. Este estudo visou descrever a atuação e os resultados obtidos de uma professora em relação a um aluno diagnosticado com TDAH, do primeiro ano do fundamental, no que diz respeito a seu comportamento e aquisição da escrita e da leitura. Para isto, utilizou-se do instrumento de avaliação formativa através do portfólio, atendimentos individuais, avaliações quantitativas e atividades de recuperação de aprendizagem, além de reuniões com a professora semanalmente. Os resultados revelaram que em relação ao comportamento, foi-se traçado combinados de convivência nos quais a coordenação, a professora, a família e o aluno possuíam as devidas responsabilidades. Assim, gradativamente o aluno apresentou avanços no comportamento, nas atividades de casa e classe. Passou a cumprir os horários estabelecidos pela professora. No tocante a aquisição da escrita e da leitura, utilizou-se de atendimento individuais, 3 vezes por semana, utilizando de mediações durante as atividades. Assim, do mês de janeiro para a outubro, passou do nível garatuja para o nível oscilante entre silábico com valor sonoro e silábico alfabético. Além disso, no mês de agosto, o aluno X conseguiu realizar a leitura global de palavras simples. Desta forma, concluímos que o aluno X tem condições de ser promovido para o ano de 2015, levando em consideração todos os avanços alcançados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "TDAH, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_18_25_07_idinscrito_1759_5c8157e83e819ca7dbc996fea05fdd4e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }