A educação será eficaz para os alunos com necessidades educacionais especiais quando houver o reconhecimento de que essas dificuldades podem ser superadas com a organização adequada da escola, da metodologia de ensino que está sendo oferecida, além do acompanhamento e participação da família. Este estudo visou descrever a atuação e os resultados obtidos de uma professora em relação a um aluno diagnosticado com TDAH, do primeiro ano do fundamental, no que diz respeito a seu comportamento e aquisição da escrita e da leitura. Para isto, utilizou-se do instrumento de avaliação formativa através do portfólio, atendimentos individuais, avaliações quantitativas e atividades de recuperação de aprendizagem, além de reuniões com a professora semanalmente. Os resultados revelaram que em relação ao comportamento, foi-se traçado combinados de convivência nos quais a coordenação, a professora, a família e o aluno possuíam as devidas responsabilidades. Assim, gradativamente o aluno apresentou avanços no comportamento, nas atividades de casa e classe. Passou a cumprir os horários estabelecidos pela professora. No tocante a aquisição da escrita e da leitura, utilizou-se de atendimento individuais, 3 vezes por semana, utilizando de mediações durante as atividades. Assim, do mês de janeiro para a outubro, passou do nível garatuja para o nível oscilante entre silábico com valor sonoro e silábico alfabético. Além disso, no mês de agosto, o aluno X conseguiu realizar a leitura global de palavras simples. Desta forma, concluímos que o aluno X tem condições de ser promovido para o ano de 2015, levando em consideração todos os avanços alcançados.