RESUMO A introdução do construtivismo, como proposta pedagógica, recomenda ser o aluno sujeito de sua aprendizagem, o que acarreta no seu desenvolvimento com o trabalho escolar como uma atividade intelectual e desafia o ensino. Então partindo desse pressuposto buscamos saber sobre a Síndrome de Down e as concepções dos docentes, mediante aos processos avaliativos de pessoas com deficiência intelectual. Este Trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Moreira Soares, Situada na rua Avenida Professor Moreira, número 59, que está localizada na cidade de Araruna-PB, com os Docentes que compõem o quadro de Atendimento Educacional Especializado, da Sala de Recursos Multifuncionais. Objetivamos com esse trabalho conhecer quais são as concepções dos docentes mediante a temática abordada, e identificar se os mesmos apresentam algumas dificuldades mediante aos processos de avaliações. A metodologia utilizada esta pautada na investigação de forma qualitativa, a qual compreende os fenômenos em toda a sua complexidade e privilegia, essencialmente, a compreensão dos fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação (BOGDAN e BIKLEN, 1994). Para Ludke e André (1986) a pesquisa qualitativa pode assumir várias formas, destacando-se, principalmente, a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. Aplicamos um questionário via Google Forms contendo cinco questões com os professores para entender qual a concepção dos mesmos em relação ao processo de avaliação e de como ela deve ser aplicada aos alunos com deficiência intelectual, de forma a promover a inclusão. Pudemos perceber ao concluir este trabalho que o processo de avaliação ainda é um pouco complexo, mediante os exposto nos resultados obtidos na pesquisa.