O presente artigo tem como foco avaliar a possibilidade de automação do processo de pesagem veicular com o uso de recursos tecnológicos e pesagem em alta velocidade, conhecida (“Hight Speed Weigh-in-Motion” - Hs-Wim). Apesar de já existirem recursos tecnológicos isolados e uma legislação que já permite em parte o aprimoramento da atividade, pouca diferença se observa em relação ao modelo de fiscalização de peso estabelecido pelo extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER na década de 1970. Para desenvolvimento do estudo foram utilizados instrumentos de coleta de dados e mapeamento por observação, assim como procedimentos técnicos de revisão bibliográfica, pesquisa documental, a pesquisa por estudo de caso e a pesquisa expost-facto. O escopo da pesquisa é o sistema de pesagem veicular no transporte rodoviário de cargas. Na revisão bibliográfica foram expostos materiais de diversos autores, contudo, a ampliação do estudo é fundamental para possibilitar uma revisão bibliográfica mais extensiva quanto ao conteúdo apresentado, assim como ampliar o escopo para uma avaliação do sistema de pesagem. Por fim, conclui-se que é perfeitamente possível a automatização do processo de pesagem veicular com o uso da pesagem em alta velocidade (Hs-Wim), bastando alguns ajustes regulamentares por parte do CONTRAN e incorporação de recursos tecnológicos, o que possibilitará uma maior eficiência e eficácia do Estado no controle de peso em veículos rodoviários.