APRENDENDO A DIALOGAR COM OS ESUDANTES DURANTE O ESTÁGIO NO CLUBE DE CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87280 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "APRENDENDO A DIALOGAR COM OS ESUDANTES DURANTE O ESTÁGIO NO CLUBE DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Espaços de educação não formal são ambientes propícios para práticas pedagógicas inovadoras, com contribuições importantes para a formação cidadã. Entre essas práticas, destacamos a iniciação científica infanto juvenil, que costuma ser uma experiência marcante na vida de algumas pessoas. Orientar a iniciação científica demanda muitas aprendizagens do professor em formação inicial, entre elas o desenvolvimento de recursos para dialogar com os estudantes. Neste estudo, apresentamos a análise das aprendizagens de uma professora estagiária iniciante, durante um ano letivo de estágio, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Acompanhamos a estagiária desde sua insegurança inicial para enfrentar a turma e interagir com os estudantes, até o momento em que, junto com seus colegas de equipe, orientou os trabalhos de investigação dos sócio-mirins para serem apresentados em uma feira de ciências. Concebemos a aprendizagem da professora como um processo diferenciado, que acontece em colaboração com colegas, durante a interação com as crianças e sem a presença de um professor formador. Um processo de produção subjetiva, de natureza simbólico-emocional, em grande medida inconsciente. Também entendemos o diálogo como um espaço subjetivamente configurado e não como mera troca linguística e intelectual. Um processo que depende, para sua continuidade, da implicação emocional dos envolvidos e dos saberes que eles dispõem. Assim, analisamos as aprendizagens da professora estagiária relacionadas ao diálogo, identificando a emergência de recursos subjetivos, relacionais e operacionais. Ao longo do ano, aconteceram algumas aprendizagens da professora estagiária relacionadas ao diálogo, esse procedimento complexo que passa a fazer parte da preparação da professora para sua futura atuação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID533_TB421_31052022155644.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MOYSÉS ALVES" "autor_nome_curto" => "Moysés" "autor_email" => "jmalves@ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87280 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "APRENDENDO A DIALOGAR COM OS ESUDANTES DURANTE O ESTÁGIO NO CLUBE DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Espaços de educação não formal são ambientes propícios para práticas pedagógicas inovadoras, com contribuições importantes para a formação cidadã. Entre essas práticas, destacamos a iniciação científica infanto juvenil, que costuma ser uma experiência marcante na vida de algumas pessoas. Orientar a iniciação científica demanda muitas aprendizagens do professor em formação inicial, entre elas o desenvolvimento de recursos para dialogar com os estudantes. Neste estudo, apresentamos a análise das aprendizagens de uma professora estagiária iniciante, durante um ano letivo de estágio, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Acompanhamos a estagiária desde sua insegurança inicial para enfrentar a turma e interagir com os estudantes, até o momento em que, junto com seus colegas de equipe, orientou os trabalhos de investigação dos sócio-mirins para serem apresentados em uma feira de ciências. Concebemos a aprendizagem da professora como um processo diferenciado, que acontece em colaboração com colegas, durante a interação com as crianças e sem a presença de um professor formador. Um processo de produção subjetiva, de natureza simbólico-emocional, em grande medida inconsciente. Também entendemos o diálogo como um espaço subjetivamente configurado e não como mera troca linguística e intelectual. Um processo que depende, para sua continuidade, da implicação emocional dos envolvidos e dos saberes que eles dispõem. Assim, analisamos as aprendizagens da professora estagiária relacionadas ao diálogo, identificando a emergência de recursos subjetivos, relacionais e operacionais. Ao longo do ano, aconteceram algumas aprendizagens da professora estagiária relacionadas ao diálogo, esse procedimento complexo que passa a fazer parte da preparação da professora para sua futura atuação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID533_TB421_31052022155644.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MOYSÉS ALVES" "autor_nome_curto" => "Moysés" "autor_email" => "jmalves@ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }