As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química.