Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86776
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA"
    "resumo" => "As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID19_TB10_26082022083751.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CAVALCANTI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Leonardo Cavalcanti de So"
    "autor_email" => "leocavalcanti27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86776
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA"
    "resumo" => "As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID19_TB10_26082022083751.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CAVALCANTI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Leonardo Cavalcanti de So"
    "autor_email" => "leocavalcanti27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.