DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8648 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”" "resumo" => "Neste artigo, iremos analisar a relação professor-aluno no ambiente escolar, a partir do filme “Como Estrelas na Terra” (2007 dir.Aamirkhan). Os sujeitos analisados foram os personagens do filme dentro de seu ambiente escolar e no ambiente familiar. A análise fílmica nos permitiu desconstruir e alcançar os possíveis verossímeis presentes nesta obra,elementos próprios do filme e por meio deste destacar informações que não se percebem a olho nu.Consideramos que os elementos observados no filme não se encontram distantes da realidade, mas que nos faz perceber que o olhar atípico voltado para um outro faz toda a diferença no processo de aquisição de conhecimento da criança na fase escolar. Nossos aportes teóricos foram: a questão do dizer e do dito no cinema e do conceito de verossimilhança (METZ, 2007); a relação cinema-escola (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003); os conceitos de alteridade das imagens, semelhança e arquissemelhança (RANCIÉRE (2012); a imagem e a pedagogia crítica na pós-modernidade (KELLNER, 1995); a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual na idade escolar (VIGOTSKI, 2005); afetividade e subjetividade Mota(2009); estigma (GOFFMAN, 2008) estereótipos em relação aos especiais (ORRU, 2012); o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com necessidades especiais (COLL, 1995)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;, RELAçãO PROFESSOR-ALUNO;, FRACASSO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_16_10_13_idinscrito_2159_63a7bd19eda6774048510ac66eef89f0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBENY SILVA" "autor_nome_curto" => "RUBENY" "autor_email" => "rubeny_87@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8648 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”" "resumo" => "Neste artigo, iremos analisar a relação professor-aluno no ambiente escolar, a partir do filme “Como Estrelas na Terra” (2007 dir.Aamirkhan). Os sujeitos analisados foram os personagens do filme dentro de seu ambiente escolar e no ambiente familiar. A análise fílmica nos permitiu desconstruir e alcançar os possíveis verossímeis presentes nesta obra,elementos próprios do filme e por meio deste destacar informações que não se percebem a olho nu.Consideramos que os elementos observados no filme não se encontram distantes da realidade, mas que nos faz perceber que o olhar atípico voltado para um outro faz toda a diferença no processo de aquisição de conhecimento da criança na fase escolar. Nossos aportes teóricos foram: a questão do dizer e do dito no cinema e do conceito de verossimilhança (METZ, 2007); a relação cinema-escola (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003); os conceitos de alteridade das imagens, semelhança e arquissemelhança (RANCIÉRE (2012); a imagem e a pedagogia crítica na pós-modernidade (KELLNER, 1995); a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual na idade escolar (VIGOTSKI, 2005); afetividade e subjetividade Mota(2009); estigma (GOFFMAN, 2008) estereótipos em relação aos especiais (ORRU, 2012); o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com necessidades especiais (COLL, 1995)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;, RELAçãO PROFESSOR-ALUNO;, FRACASSO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_16_10_13_idinscrito_2159_63a7bd19eda6774048510ac66eef89f0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBENY SILVA" "autor_nome_curto" => "RUBENY" "autor_email" => "rubeny_87@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }