Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A DANÇA INCLUSIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL: O CASO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - CG

Palavra-chaves: DANÇA, PESSOA COM DEFICIÊNCIAL, INCLUSÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência da minha atuação na Associação Cultural para Pessoas com Deficiência na cidade de Campina Grande. Reconheço que a dança pode se transformar em um instrumento de libertação e fazer aflorar as capacidades das pessoas com deficiência. A minha entrada nesta área foi provocada a partir dos meus questionamentos sobre as dificuldades e falta de políticas públicas para a dança inclusiva enquanto estratégias de transformação pessoal e social. O PRODARTE ( Projeto de Dança e Artes para Excepcionais ) foi fundado em 22 de Abril de 1999 na cidade de Campina Grande-PB, por mim, Gregson Correia de Amorim e teve suas primeiras atividades desenvolvidas junto à SAB (Sociedade de Amigos do Bairro) do Centenário, contando inicialmente com a participação de uma pessoa com deficiência física. A partir daí o projeto teve um aumento no número de componentes passando a somar pessoas com deficiência física, visuais, psíquicas, autistas, síndrome de down e paralisia cerebral. Depois de três anos transformamos o projeto em uma associação, ACDEF (Associação Cultural para Deficientes-CG). Dessa forma, em 05 de agosto de 2002, a sua juridicidade foi constituída. Ao assistir uma pessoa com deficiência interpretar uma música e conseguir emocionar o público e dizer que é capaz, torna a iniciativa responsável pela educação ou reeducação do olhar do outro e em contrapartida a diminuição do preconceito. Em nosso dia a dia constatamos, através dos relatos de nossos usuários, o quanto esta experiência tem mudado a vida deles. Conforme nos ensina Chauí (1999, p.259), compreendemos que: “... a cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística”. Do ponto de vista teórico nos aportamos em Paulo Freire (2002) que considera o comportamento humano como fenômeno histórico e socialmente determinado, onde a concepção de mundo é mediada culturalmente e essa mediação favorece a compreensão para a utilização da dança como tema e para uma melhor relação de nossos dançarinos como nossos valores, além de estimular a criatividade e a imaginação. Compartilhamos da compreensão de educação inclusiva onde para que uma prática de educação inclusiva aconteça é necessário, além de leis, decretos e portarias, que a escola esteja preparada para trabalhar com todos indistintamente, independente de suas diferenças ou características individuais (Miranda, 2003). A partir daí, nosso objetivo é apresentar a experiência da dança enquanto um olhar sobre o movimento do corpo diferente que pensa, interage, sente; com um olhar sobre o movimento desse corpo no sentido de fazer um resgate cultural junto a historicidade. Sabemos que a pessoa com deficiência tem sua importância e contribuição no contexto histórico e social em toda sua trajetória por isso temos que continuar fortalecendo essa proposta. Ao longo de sua existência a Associação Cultural para Deficientes - CG tem cumprido um papel social muito importante, possibilitando com que pessoas com deficiência possam vencer suas barreiras sociais e pessoais através da dança.

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