A DANÇA INCLUSIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL: O CASO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - CG
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Ao assistir uma pessoa com deficiência interpretar uma música e conseguir emocionar o público e dizer que é capaz, torna a iniciativa responsável pela educação ou reeducação do olhar do outro e em contrapartida a diminuição do preconceito. Em nosso dia a dia constatamos, através dos relatos de nossos usuários, o quanto esta experiência tem mudado a vida deles. Conforme nos ensina Chauí (1999, p.259), compreendemos que: “... a cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística”. Do ponto de vista teórico nos aportamos em Paulo Freire (2002) que considera o comportamento humano como fenômeno histórico e socialmente determinado, onde a concepção de mundo é mediada culturalmente e essa mediação favorece a compreensão para a utilização da dança como tema e para uma melhor relação de nossos dançarinos como nossos valores, além de estimular a criatividade e a imaginação. 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