LITERATURA VISUAL/SURDA: RELEVÂNCIA E ENCORAJAMENTO À SUA PRODUÇÃO NAS ESCOLAS
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Neste cenário, a Literatura Visual/Surda é relevante para a formação do leitor surdo sob a perspectiva de fortalecer sua identidade cultural, destinando-se à construção e desenvolvimento de uma tradição literária surda. Assim, partindo de uma pesquisa literária considerando estudiosos como: STROBEL (2008); PERLIN (1998, 2004); SANTANA (2005); HALL (1997); KARNOPP (2010); SÁ (2002); SALLES (2004); POSSEBON e PEIXOTO (2013), elaboramos este artigo sob o propósito de desenvolver esclarecimentos teóricos e práticos sobre a importância da utilização da Literatura Visual/Surda para a formação da Identidade Surda, bem como algumas orientações inerentes ao know how da produção dessas obras por parte dos alunos surdos, para enriquecer o arsenal de obras originais da cultura surda existentes em tempos presentes para que sejam projetados num futuro literário de valoração da língua e da cultura surda. Entendemos que a socialização desses esclarecimentos seja de suma importância no sentido de esclarecer e de encorajar nossos professores a desenvolverem ensino bilíngue aos surdos e ouvintes a partir do realce de obras literárias inerentes às realidades da comunidade surda." 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