O discurso do Decreto nº 5.626/05 concede à educação bilíngue para surdos sentido social que abrange a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa numa relação intrínseca com os aspectos culturais determinantes e determinados por cada língua. As pessoas surdas trilham num ambiente bicultural, o que lhes permite conhecer traços da cultura oralista e sua própria cultura. Neste cenário, a Literatura Visual/Surda é relevante para a formação do leitor surdo sob a perspectiva de fortalecer sua identidade cultural, destinando-se à construção e desenvolvimento de uma tradição literária surda. Assim, partindo de uma pesquisa literária considerando estudiosos como: STROBEL (2008); PERLIN (1998, 2004); SANTANA (2005); HALL (1997); KARNOPP (2010); SÁ (2002); SALLES (2004); POSSEBON e PEIXOTO (2013), elaboramos este artigo sob o propósito de desenvolver esclarecimentos teóricos e práticos sobre a importância da utilização da Literatura Visual/Surda para a formação da Identidade Surda, bem como algumas orientações inerentes ao know how da produção dessas obras por parte dos alunos surdos, para enriquecer o arsenal de obras originais da cultura surda existentes em tempos presentes para que sejam projetados num futuro literário de valoração da língua e da cultura surda. Entendemos que a socialização desses esclarecimentos seja de suma importância no sentido de esclarecer e de encorajar nossos professores a desenvolverem ensino bilíngue aos surdos e ouvintes a partir do realce de obras literárias inerentes às realidades da comunidade surda.