Esse trabalho resulta de um projeto piloto, constituído de duas etapas uma já concluída e outra em andamento em andamento, e que apresentará as dificuldades enfrentadas por quatro alunas surdas de uma Escola Municipal de Santa Rita/Paraíba, diante do despreparo de parte dos profissionais que nela atuam como também a resistência dos mesmos em se adaptarem a inclusão garantida por lei, mas que ainda não se concretiza na realidade de nossas escolas. O projeto se constitui de duas etapas sendo a primeira executada com os alunos/as ouvintes do 5º, 6º e 7º anos, onde estão matriculadas as alunas deficientes auditivas, na perspectiva de sensibiliza-los em relação aos problemas pelos quais são submetidas no ambiente escolar, através de vivencias que proporcione melhorias na comunicação e entrosamento ente os alunos/as ouvintes e as surdas. Na segunda fase direcionada aos funcionários serão trabalhadas dinâmicas que desperte a importância de se capacitar para atender o público de deficientes auditivo, e entender os entraves e resistências dos mesmos em relação à adaptação e aceitação deste público.