O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8974 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID - aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘'anula'' nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate e algumas cenas do filme americano (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de LE, assim construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Oliveira (2014), Scolon e Scolon (1995), Lima (2009) e Bakhtin (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_43_12_idinscrito_1251_263d7026a81641e7f4662601b6ce3c7a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS" "autor_nome_curto" => "CILENE MOREIRA" "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8974 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID - aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘'anula'' nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate e algumas cenas do filme americano (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de LE, assim construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Oliveira (2014), Scolon e Scolon (1995), Lima (2009) e Bakhtin (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_43_12_idinscrito_1251_263d7026a81641e7f4662601b6ce3c7a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS" "autor_nome_curto" => "CILENE MOREIRA" "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }